terça-feira, 15 de dezembro de 2009

"ADORÁVEL VAGABUNDO" DE FRANK CAPRA NO CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA DIA 21/12/09

"ADORÁVEL VAGABUNDO"
Original: Meet John Doe- EUA,1941.
Direção de Frank Capra
Roteiro de Robert Riskin de uma história de Richard Connell e Robert Presnell.
Fotografia de George Barnes
Música de Dimitri Tiomkim
Elenco: Gary Cooper, Bárbara Stanwyck, Edward Arnold, Walter Brennan,James Gleason.
Argumento: Uma jornalista, ao ser despedida do emprego, faz de sua última coluna resposta à uma carta de protesto contra os desmandos municipais. Ela inventa o leitor, assinando John Doe. O sucesso da carta leva a direção de jornal e rever a medida de despedir a jovem e pedir à ela que procure alguém para ser o tal John Doe. Numa espécie de concurso ela encontra um ex-jogador de beisebol, aposentado por ter quebrado a mão. O tipo, uma pessoa humilde, encarna de tal forma o personagem que se sente um John Doe, criando clubes de fraternidade com o seu nome. Mas a prefeitura reage e desmente em público o herói.Ele, então, promete se atirar do alto do Edifício Empire(NY) na noite de Natal. Passa o tempo e todos pensam que o fato foi esquecido. Menos a jornalista e as autoridades da comarca, que flagram John Doe querendo se atirar.
Importância Histórica: O filme foi feito antes da entrada dos EUA na 2ª.Guerra, sendo o último de Capra a estrear antes dele seguir para o campo de batalha como emissário do governo Roosevelt encarregado defilmar os acontecimentos (base da série de documentários “Por que nós Combatemos” - Why we Fight/1944/45).Capra exibiu o filme em sessão prévia com 4 finais, deixando o público decidir o melhor.Para muitos é o melhor trabalho sobre a politica de Franklin Roosevelt denominada New Deal, formula para vencer a Depressão pós queda da bolsa em 1929.Um clássico do cinema americano.

SESSÃO ACCPA/IAP
"ADORÁVEL VAGABUNDO"
Cineclube Alexandrino Moreira (Auditório do IAP)
Segunda Dia 21/12/09
19 h
Entrada Franca
*Após o filme, debate entre o público e críticos da ACCPA.

Um comentário:

Gerson G Machado disse...

blogueiro e amigos amigo!
Estou a procura de um filme que assisti ainda jovem nos anos 70.
Tinha alguma coisa a ver com vagabundo.
O filme francês, conta a história de um sujeito casado, fazendeiro, que não é chegado ao trabalho. Só pensava em dormir. Eis que morre a mulher, então ele na porta do cemitério, responde aos que o perguntão:
- E agora o que vai fazer???
-nada..nada...
vai prá casa e dorme...dorme...em cima de sua cama, depois de tempo..aprece uma espécie de varal que desce cheio de queijos salames e vinho...e ele a dormir, comer e tocar trombone...
até que se apaixonam ele e uma garçonete, que só dormia pelo balcão de uma delicatesen, e atende ao cão do vagabundo, que vai com uma cesta buscar mais comida...
Quem tiver pela casa dos 50 anos deve ter visto este filme.....procuro por ele..é muito divertido!!!!
Gerson.getulio@terra.com

Arquivo do blog