sábado, 3 de dezembro de 2011

O FALSO PROFETA DE LANCASTER


O Falso Profeta de Lancaster
Ator ganhou o Oscar por “Entre Deus e o Pecado”, atração da Sessão Cult hoje

Vigaristas já foram retratados nas telas de cinema diversas vezes. A dualidade da personalidade atrai o público como um imã, e Elmer Gantry converte a todos com seu charme e eloquência. Ele é o personagem central do filme de 1960, “Entre Deus e o Pecado”, que será exibido hoje na sessão Cult do Cine Líbero Luxardo.
Elmer é interpretado por Burt Lancaster, que até então havia tido poucas oportunidades na carreira de mostrar seu potencial dramático. Aqui, o diretor Richard Brooks aposta no galã, que dá ao caixeiro-viajante, meio pária, meio pregador, uma profundidade e carisma gigantescos. Ele chega numa pequena cidade, onde encontra uma seita religiosa com a qual descobre que pode ganhar dinheiro fácil.
O que ele começa a fazer é se fingir de profeta e ir enganando, seduzindo as pessoas com o evangelismo, inflamando inclusive a jovem Irmã Sharon Falconer (Jean Simmons) com quem acaba engatando um romance. Com o tempo, ele vai se frustrando com o fanatismo das pessoas que o cercam e vê os sonhos de fama e fortuna se distanciarem, além da chegada de um antigo caso amoroso (Shirley Jones), que o faz confrontar alguns demônios do passado.
Pecadores queimam no inferno
Adaptado do romance de Sinclair Lewis (1885-1951) um dos grandes nomes da literatura e teatro americanos, o roteiro é uma boa adaptação – escrito pelo próprio Brooks que ganhou Oscar por ele - que permite os atores darem vida a personagens dúbios. Nesse libelo contra o fanatismo religioso, o oportunismo e a intolerância racial, a boa fé dos ‘mocinhos’ não leva a melhor no final. Elmer passa a ter sua santa vida mexida por revelações inadequadas, o que o fazem temer o inferno com cada vez mais intensidade.
Lancaster tem uma mudança gradual no filme, passando de oportunista falastrão a homem discrente e perseguido. Uma cena emblemática de “Entre Deus e o Pecado” é quando Elmer entra na igreja – detalhe, há somente negros nela – e, timidamente, começa a cantar "I'm on my way to Canaan's land". É arrebatadora a forma como a emoção o domina, que começa a cantar a plenos pulmões e com lágrimas nos olhos, como se realmente tivesse achado o seu lugar no mundo.
O ator, que ao longo da carreira havia recebido quatro indicações ao Oscar de Melhor Ator. Contudo, só ouviu a frase “… and the Oscar goes to… Burt Lancaster!” uma única vez, justamente quando foi indicado pelo papel de Elmer Gantry.
Elmer Gantry (br: Entre Deus e o Pecado; pt: O Falso Profeta) é um filme americano que conta no elenco com Jean Simmons e Burt Lancaster. Esse último ganhou o Oscar de Melhor Ator pela atuação na película. (Lorenna Montenegro)

SERVIÇO:
Sessão Cult apresenta “Entre Deus e o Pecado”, de Richard Brooks. Hoje, dia 03/12 às 16h, no Cine Líbero Luxardo - Centur (Av. Gentil Bittencourt, 650). Entrada Franca. Inadequado para menores de 12 anos. Após o filme, debate entre o público e membros da Associação de Críticos de Cinema do Pará.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog