sábado, 1 de fevereiro de 2014

LARS VON TRIER


Lars Von Trier não faz meu gosto por cinema.Autor do tipo de narrativa direta que chamou de Dogma, deu marcha a ré na linguagem cinematográfica à guisa de novidade. Sinceramente só gosto muito de seu “Europa”(1961). Os experimentos me enrolam o estômago. E mesmo depois de ter deixado de lado o tal de “Dogma” incursionou numa “Melancolia” que a mim pareceu fazer jus ao nome. A ideia de pesquisar um microcosmo social através de um fim de mundo lembrou uma ideia de Antonioni(“O Eclipse”)e já ganhou irmãos de gênero em muitos países. “Ninfomaniaca 1” surpreende pela linguagem linear, coisa que não se vê em Trier desde suas primeiras realizações. Mas a escolha de uma patologia para daí dissertar sobre o ser humano de um modo geral não deixa de ter um halo sensacionalista. O filme está fazendo boa carreira comercial (até aqui) por conta das cenas de sexo. Ele ganha pontos quando faz analogia dessas cenas com uma pescaria e uma partitura de Bach. O esporte e a musica registram, enfim, a vida. E o sexo pode estar no comportamento da heroína não só como uma patologia mas como uma saída para uma educação castradora. Trier conseguiu fazer seu melhor trabalho em anos. Exagera algumas vezes, mas pelo menos não pinta casas no chão como em “Dogville”. A mim valeu a ponto de ver sem olhar para o relógio. Apenas reclamei o frio da sala de cinema. Mas isso é outra coisa.(Pedro Veriano)

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