domingo, 1 de junho de 2014

MOSTRA DE CINEMA ÁRABE 

Dentro da programação da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro que nesta edição traz como tema “Qatar -Uma Janela para o Mundo Árabe”, está sendo realizada a Mostra de Cinema Árabe com filmes ainda inéditos em Belém. A Mostra tornou-se possível graças a parceria entre a SECULT-PA e o ICArabe –SP (Instituto de Cultura Árabe) que dispõe de um variado acervo de filmes e detém o direito de exibição de alguns títulos. A Mostra tem a curadoria de Elias Neves Gonçalves (ACCPA) e co-curadoria de Geraldo Campos (Diretor Cultural do ICArabe) e a programação conta com seis filmes de produção de países árabes e coprodução com países europeus e Brasil.

Entre os importantes títulos da Mostra está o premiado documentário “Cinco Câmeras Quebradas” (Palestina/Israel/França,2011) dos diretores Emad Burnat e Guy Deividi , que narra a resistência do palestino Emad que, para defender o seu direito de morar em território prestes a ser ocupado por judeus israelenses, usa a sua câmera como arma pacífica para registrar os conflitos entre palestinos e israelenses.

A cultura e a tradição literária árabes também são mostradas com um olhar poético no filme “Baba Aziz – O Príncipe que Contemplava a sua Alma”(2006), encerrando a Trilogia do Deserto do diretor tunisiano Nacer Khemir, que também assina o roteiro com Tonino Guerra.

A coprodução Brasil/Líbano no filme “A Última Estação” (2012) do diretor Marcio Curi retrata um pouco da história da imigração árabe no Brasil por meio do personagem Tarik, um libanês adolescente que veio tentar a sorte no Brasil e 50 anos depois decide fazer uma viagem em busca dos amigos que fez durante a viagem ao país que o acolheu. Vale ressaltar que o filme tem belas locações em Belém do Pará e contou com elenco de apoio local.

FUTEBOL E CINEMA

Com o país em ritmo de Copa do Mundo, haverá uma parte da programação voltada para filmes que trazem o futebol como pano de fundo . As produções brasileiras “Boleiros – Era uma Vez o Futebol” (1998) e “Boleiros 2 – Vencedores e Vencidos” (2006), ambos do diretor Ugo Giorgetti relembram as histórias das glórias e curiosidades do futebol brasileiro com muito humor . Na mesma proposta temática a coprodução Brasil/Palestina “Sobre Futebol e Barreiras” (2011) dos diretores João Carlos Assumpção e Arturo Hartmann mostra o olhar sobre o conflito entre israelenses e palestinos tendo como elo comum a Copa do Mundo da África do Sul em 2010.

As exibições acontecem no Auditório II do piso superior no HANGAR Centro de Convenções, sempre em duas sessões diárias e acesso gratuito para o público de acordo com a lotação do auditório. Todos os filmes exibidos apresentam a classificação indicativa de 12 anos.


Mostra de Cinema da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro – Auditório II Hangar
Entrada franca. 

Dia 2 de junho

16h30 – “Cinco Câmeras Quebradas”, de Ernad Burnat e Guy Davidi

18h30 – “A Cor das Oliveiras”, de Carolina Rivas


Dia 3 de junho

16h30 – “Lebanon: Next Music Station – Beirut Beats, de Fermim Muguruza

18h30 – “Mil e Uma Noites na Patagônia”, de Jávier López Actis



Dia 4 de junho

16h30 – “Sobre Futebol e Barreiras”, de João Carlos Assunção, Arturo Hartmann, Lucas Justiano e José Menezes – 16h30

18h30 – “Boleiros – Era Uma Vez o Futebol”, de Ugo Giorgetti



Dia 5 de junho

16h30 – “Pelé Eterno”, de Aníbal Massaini Neto

18h30 – “Boleiros 2 – Vencedores e Vencidos”, de Ugo Giorgetti



Dia 6 de junho

16h30 – “Zidane – Um Retrato do Século XXI”, de Douglas Gordon e Philippe Parreno

18h30 – “Sobre Futebol e Barreiras”, de João Carlos Assunção, Arturo Hartmann, Lucas Justiano e José Menezes



Programa Decididamente Animados

Curtas de animação

31 de maio a 8 de junho – 16h

Nenhum comentário:

Arquivo do blog