quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

"AS AVENTURAS DO CAPITÃO MARVEL" E "O ENIGMA DE OUTRO MUNDO" NA SESSÃO AVENTURA DO CINE OLYMPIA DOMINGO DIA 17/01/10


SERIADO:
"AS AVENTURAS DO CAPITÃO MARVEL" - 4a. série- Episódios 7 e 8
LONGA-METRAGEM:
"O ENIGMA DE OUTRO MUNDO" (O Monstro do Ártico)
Original: The Thing-EUA,1951
Produção de Howard Hawks
Direção de Christian Nyby
Roteiro de Charles Lederer e John Campbell Jr
Fotografia de Russel Harlam
Música de Dmitri Tiomkim
Elenco: Kenneth Tobey. Margaret Sheridan, Robert Cornthwaite, Douglas Spencer, Dewey Martin.
Argumento: Numa base americana no Ártico é detectado um objeto misterioso que teria caído no gelo. Pelas dimensões conseguidas através do radar sabe-se que se trata de um disco, e logo surge a hipótese de se tratar de um dos discos voadores que estavam aparecendo, na época, em diversas partes do mundo. Os cientistas explodem o gelo e não demora a surgir no acampamento um ser vegetal bípede que anda como uma criatura humana. Se for retirado um pedaço do corpo deste ser, este pedaço nasce de novo. Começa a luta para eliminar o que seria uma ameaça de outro planeta.
Importância Histórica : O famoso cineasta Howard Hawks produziu e co-dirigiu como co-escreveu este filme B para a sua empresa, a Winchester. É possível que Hawks, um nome famoso na cinematografia, não quisesse expor o seu nome em uma “science-fiction”, gênero então só explorado em filmes de baixo orçamento (e pretensão) Mas “A Coisa”, como ficou conhecido o trabalho, ganhou espaço não só entre os fãs do gênero. Elogiado pela critica, o filme se inscreveu entre os melhores desse tipo em uma época. Nos anos 80, o diretor John Carpenter fez a sua versão a cores e com uma produção mais cara com o ator Kurt Russel no elenco.Em 2001 “The Thing” ganhou o prêmio do National Film Preservation Board.
SESSÃO AVENTURA
"AS AVENTURAS DO CAPITÃO MARVEL"
"O ENIGMA DE OUTRO MUNDO"(O Monstro do Ártico)
Cine Olympia
Domingo dia 17/01/10
Horário : 16 h
Entrada Franca
Programação : ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

"ERASERHEAD" DE DAVID LYNCH DIA 18/01 NO CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA


"ERASERHEAD"
Direção e roteiro : David Lynch
Ano de Produção : 1977
Duração : 88 minutos
Com Jack Nance, Charlotte Stewart e Allen Joseph
Sinopse : Henry Spencer (Jack Nance) é um reservado operário de uma fábrica que se vê obrigado a casar com Mary X, uma antiga namorada que se diz grávida dele. O bebê nasce uma aberração, que faz com que Mary abandone Henry para ele cuidar da 'criatura' sozinho.
Importância Histórica : Primeiro filme dirigido pelo diretor David Lynch, hoje considerado um dos nomes mais importantes do cinema moderno, com realizações polêmicas como "Veludo Azul", "Cidade dos Sonhos" e "Império dos Sonhos". "Eraserhead" foi premiado no Festival de Avoriaz no ano de sua produção, chamando a atenção do diretor/produtor Mel Brooks que no final dos anos 70 estava montando uma produtora que teria como seu primeiro grande lançamento "O Homem Elefante". Lynch foi convidado para dirigir este filme que acabou sendo distribuido mundialmente, ao contrário de "Eraserhead" que ficou inédito em vários países em cinema, inclusive no Brasil. Considerado um filme hermético, estranho e cheio de simbolismos dificéis de entender, o filme acabou não sendo bem visto pelo público e pela crítica internacional na época. Hoje, o filme é visto como a primeira obra importante do polêmico diretor.

"ERASERHEAD"
Cineclube Alexandrino Moreira
(Auditório do IAP - Instituto de Artes do Pará / ao lado da Basílica de Nazaré)
Segunda-Feira Dia 18/01/10
Horário : 19 h
Entrada Franca
Após o filme, debate entre o público e críticos da ACCPA
Programação : ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

CURSO DE ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO E CONTINUIDADE EM CINEMA NO IAP

Núcleo de Produção Digital abre inscrições a partir desta segunda-feira (11). O Núcleo de Produção Digital do Instituto de Artes do Pará (IAP) oferece de 26 de janeiro a 1º de fevereiro o Curso de Assistência de Direção e Continuidade em Cinema, com a produtora Gláucia Soares. As inscrições, gratuitas, estão abertas de 11 a 21 de janeiro na sede do Instituto, mediante apresentação de currículo.
Direcionado para estudantes das áreas de Comunicação, Artes Visuais e afins e pessoas com experiência na área do audiovisual, o curso aborda o trabalho da equipe de direção, em especial os assistentes de direção e o continuista, e suas respectivas funções na construção da narrativa no cinema de ficção. Tem por objetivo introduzir o aluno nas noções teóricas e práticas, em especial no âmbito do cinema clássico narrativo, observando orientações básicas como suas principais atribuições, conhecimento e uso das ferramentas de trabalho, vivência do processo de realização de um filme, avaliação das potencialidades e limitações do trabalho e composição. A carga horária total é de 40 horas.
Gláucia Soares é pós-graduada em Audiovisual em Meios Eletrônicos pela Universidade Federal do Ceará. Desde 2006 integra a produtora Alumbramento em Fortaleza, coletivo de 12 artistas residentes no Ceará que desenvolvem trabalhos diversos no campo das artes com ênfase nas produções e exibições em audiovisual.

SERVIÇO
Curso de Assistência de Direção e Continuidade em Cinema, com Gláucia Soares. Inscrições até dia 21 de janeiro, no Instituto de Artes do Pará, mediante apresentação de currículo. O curso acontecerá no período de 26 de janeiro a 1º de fevereiro, inclusive no sábado (30) e domingo (31). O IAP fica na Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica. Informações: (91) 4006 2947/4006 2904

OS FILMES E AS CIDADES

Como fazer da cidade o cenário ideal para o seu filme?Bem ou mal sucedida, a tentativa sempre marca presença no jogo da arte & indústria, redesenhando cidades como personagens autônomos. A “Paris” de Cédric Klapisch é narrada em tramas e sub-tramas que podem remeter ao cinema de Altman, este sim o mestre dos plots múltiplos e das reviravoltas inesperadas, aquelas sacadas de roteiros complexos que só os grandes diretores sabem proceder na hora mágica do corte e montagem.
Os primeiros de Almodóvar captaram bem o hype de uma Madri louca e contemporânea. Luis Sérgio Person filma estradas, prédios e indústrias no paredão cinzento de “São Paulo S/A”. De fato, Wim Wenders ama o céu sobre Berlim em “Asas do Desejo”, assim como Sokurov se perde nos bondes de Lisboa em “Pai e Filho”. Fellini, que sabia o amargo e a doce vida, é o diretor da mais perfeita tradução de “Roma”.São cidades sincronizadas pela técnica do cinema, fruto de ações municipais que souberam investir profissionalmente em um produto não poluente chamado cultura. A cena cultural da Londres de Antonioni em “Blow up”, com sua rebeldia, contracultura, mini-saia e vários estímulos sensoriais, embota a profundidade de campo do fotógrafo que deveria ver mais. A mesma Londres, sob o rigor de Woody Allen (que se ausenta de julgamentos), também passeia pela teoria da incomunicabilidade num outro tom, mais trágico, com direito a cortes frios e sem castigos, sem moral da história em “Ponto Final”.Temos ainda o Rio de Janeiro como Faixa de Gaza em “Cidade de Deus”, de Fernando Meireles; Paris duplicada de “Femme Fatale”, de Brian De Palma; a São Paulo antípoda e indiferente em “Vera”, de Sérgio Toledo; a Recife imunda e tensa de “Amarelo Manga”, de Claudio Assis”; e recentemente a viagem rumo a Belém (auto-conhecimento e redenção em “O Sol do Meio-Dia”), de Eliane Caffé.Muito pouco para uma cidade que pouco investe em infra-estrutura e as demandas mais básicas.

Augusto Pacheco

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

"SOBERBA" DE ORSON WELLES NA SESSÃO CINEMATECA DIA 10/01/10


"SOBERBA"
Original: The Magnificent Amberson – EUA, 1942
Direção de Orson Welles
Roteiro de Welles baseado no livro de Booth Tarkington.
Cenas adicionais de Joseph Cotten e Jack Moss.
Fotografia de Stanley Cortez
Música de Bernard Herrmann e Rob Webb
Elenco: Joseph Cotten, Dolores Costello, Anne Baxterm Tim Holt, Agnes Moorehead, Ray Collins e Orson Welles como narrador.
Argumento: Na Indianapolis do final do século XIX o jovem Eugene Morgan deseja casar-se com Isabel Amberson, filha de uma família da classe media alta. O casamento é impedido e ela acaba desposando Wilbur Minafer com quem tem um filho chamado George. Anos depois Wilbur morre e Eugene torna-se um milionário graças à nascente industria automobilística. Reencontrando Isabel ele reinicia o relacionamento, mas o filho dela se coloca contra isso.
Importância Histórica : O filme foi feito depois do famoso “Cidadão Kane”.Orson Welles pensava que ainda possuía o prestigio que desfrutou na empresa RKO, e não chegou a ver a edição final embarcando para o Rio de Janeiro com o objetivo de filmar “O Americano”. Na então capital brasileira ele recebeu telegrama do editor Robert Wise dizendo que a direção do estúdio obrigou-o a cortar muitas seqüências, reduzindo a metragem de mais de 2 horas e meia para apenas 86 minutos. Welles ficou irado, gastando fortuna em telegramas para Wise e superiores tentando preservar a obra de autor. Mas o filme acabou sendo mesmo mutilado. O cineasta renegou o resultado, mas a critica mundial o recebeu como uma obra-prima.Alguns críticos compararam com “Kane”, achando ainda mais qualidades. Welles rompeu relações com a RKO e não terminou o seu filme que estava fazendo no Brasil. Começou uma fase difícil de sua carreira, aceitando papéis diversos e nem sempre condizentes com o seu talento, na qualidade apenas de ator. Como diretor conseguiu filmar para estúdios menores “Jornada do Pavor”(Journey Into Fear- sem assinar), “O Estranho”(The Stranger), “A Dama de Shangai”(The Lady from Shangai),e “Macbeth, Reinado de Sangue”(Macbeth) antes de embarcar para a Europa onde fez alguns trabalhos,como “Grilhões do Passado”(Mr Arkadin),voltando a Hollywood a convite de Charlton Heston, para fazer, na Universal, “A Marca da Maldade”(Touch Evil).
SESSÃO CINEMATECA
"SOBERBA"
Cine Olympia
DOMINGO DIA 10/01/10
16 H
ENTRADA FRANCA
Programação : ACCPA

"O TEMPO É UMA ILUSÃO" DE RENÉ CLAIR NO CINE OLYMPIA


"O TEMPO É UMA ILUSÃO"
Original: It Happened Tomorrow-1944(EUA)
Direção de René Clair
Roteiro de Dudley Nichols, René Clair, Lewis R. Foster, Howard Snyder(novela), Hugh Wedlock Jr (história original), Lord Dunsany(peça original).
Fotografia de Eugen Shüftan e Archie Staut
Música de Robert Stolz
Elenco: Dick Powell, Linda Darnell, Jack Oakie,Edgar Kennedy, John Philiber.
Argumento: O repórter Larry Stevens recebe através do diretor do almoxarifado do jornal onde trabalha um exemplar deste jornal datado do dia seguinte. A repetição da façanha leva o repórter a apenas copiar o que ele mesmo escreveu. Mas chega o dia em que lê a noticia de sua própria morte. E tudo fará, obviamente, para evitá-la.
Importância Histórica : O filme é um dos que o cineasta francês René Clair, precursor do surrealismo no cinema ao lado de Buñuel, Dali e Cocteau, além de ter sido o único autor de cinema a entrar para a Academia Francesa, realizou nos EUA. Ele havia fugido do nazismo e se incorporou na industria cinematográfica americana. Dos seus trabalhos em inglês ganharam público e boa critica este “Aconteceu Amanhã”(como se chamou nos cinemas brasileiros) e ainda “Casei-me com uma Feiticeira”.
A comédia que mexe com o tempo em tom de fabula ainda hoje é vista como inventiva e divertida. Dick Powell,o ator principal, acabou se tornando diretor e feito muitos “filmes noir”. Linda Darnell, que interpreta uma paranormal com quem o personagem de Powell se casa, morreu jovem num incêndio. Era tida como uma das estrelas mais bonitas de Hollywood.
John Philliber, um ator característico, marcou a sua presença como o misterioso tipo que consegue exemplares de jornal vindos do futuro. A idéia é de que ele, como arquivista, pega uma encadernação desses jornais e sabe que as páginas que passam para o lado esquerdo representam o passado e, obviamente, as que estão do lado direito representariam o futuro. Uma concepção poética que abriga um filme bem original.

"O TEMPO É UMA ILUSÃO"
Cine Olympia
De 05 à 10/01/10
18:30 h
Entrada Franca


segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

"PARIS" NO CINE ESTAÇÃO

"PARIS"
Direção e roteiro: Cédric Klapisch
Com Juliette Binoche e Romain
Duração: 130 min.
14 anos
Sinopse : Esta é a história de um parisiense que adoece e se questiona sobre a sua morte. O seu estado dá-lhe um novo olhar sobre as pessoas com quem se cruza. Fá-lo encarar a morte de repente e pensar na vida, na vida dos outros, na vida da cidade que o rodeia. Os agricultores, uma padeira, uma assistente social, um dançarino, um arquiteto, um professor, uma modelo, um clandestino dos camarões… todos eles se encontram reunidos nesta cidade, neste filme.

"PARIS"
Cine Estação
6 de janeiro (quarta): às 18h e 20h30
7 de janeiro (quinta): às 18h e 20h30
13 de janeiro (quarta): às 18h e 20h30
14 de janeiro (quinta): às 18h e 20h30

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