domingo, 5 de junho de 2016

CIRCUITO CINECLUBISTA COM A OBRA DE JACQUES TATI



O Cineclube da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) programou dois filmes do cineasta Jacques Tati(1907-1982) em Junho. Tati é um dos grandes diretores do cinema. Sua carreira de cineasta começou em 1947 com "Jour de Fête" que lhe rendeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, na Itália e o Grande Prêmio do Cinema Francês em 1950."As Férias de Mr. Hulot", lançado em 1953 é um de seus melhores filmes e foi seu maior sucesso de público. 
Com “Meu Tio”(1957), Tati conquistou definitivamente o cinemaníaco pelo seu talento e criatividade. 
Apesar de seus sucessos, Tati ficou muitos anos sem filmar. Quando retornou com "Playtime", uma superprodução que lhe rendeu grande prejuízo, ficou em dificuldades financeiras que dificultaram novas produções. Em 1970 ele tentou se recuperar com "Trafic", mas apesar do relativo sucesso de público, ele anunciou o encerramento de sua produtora e promoveu um leilão dos negativos das suas obras. 
Jacques Tati morreu vítima de uma embolia pulmonar semanas após completar 75 anos em 1982. Em sua homenagem, “Playtime – Tempo de Diversão”(1967) e “Traffic”(1971) serão exibidos no cineclube Alexandrino Moreira nos dias 06 e 20/06 às 19 h com entrada franca e debates após a exibição. Confira! (Marco Antonio Moreira)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog