quarta-feira, 3 de novembro de 2010

"DECÁLOGO" DE KIESLOWSKI NO CC ALEXANDRINO MOREIRA DIA 08/11

"DECÁLOGO"
Original : Dekalog, Polonia-1988-90
Direção e Roteiro de Krzysztof Kieslowski
Argumento:
Decálogo 1 : O primeiro episódio trata das emoções a que o ser humano está exposto durante sua passagem pela Terra. Neste, um professor universitário que acredita na razão e nas forças das leis da ciência, convive com seu filho de 10 anos, dividido entre a crença científica paterna e a fé religiosa de uma tia.
Decálogo 2 : Mulher engravida de seu amante e resolve abortar, caso seu marido, gravemente enfermo, se recupere. Uma reflexão profunda sobre morte e uma nova vida, quando elas conflitam entre si.
Importância Histórica: Em 1988, o diretor Krzysztof Kieslowski (1941-96) realizou a minissérie de televisão “O Decálogo”, em dez episódios. O filme foi consagrado no 46º Festival de Veneza como uma obra-prima. Kieslowski apresenta aqui, uma maneira particular de filmar sempre atento a detalhes com uma extraordinária sensibilidade em temas complexos e sempre importantes ao ser humano. Anos depois, o diretor realizaria outra obra-prima : a Trilogia das Cores (A Liberdade é Azul/A Igualdade é Branca/A Fraternidade é Vermelha).

CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA
"DECÁLOGO"
AUDITÓRIO DO IAP (INSTITUTO DE ARTE DO PARÁ)
SEGUNDA DIA 08/11/10
HORÁRIO : 19 H
ENTRADA FRANCA
APÓS O FILME, DEBATE ENTRE CRÍTICOS DA ACCPA E O PÚBLICO

Próximo Programa: Dia 29/11
“DECÁLOGO” de K. Kielowski (+ 2 episódios)

Um comentário:

Dario Façanha disse...

A sessão está mantida mesmo com a programação do Amazônia.Doc marcada para o mesmo horário?

Arquivo do blog