"Luzes na Escuridão" encerra trilogia de Helsinki
Um certo mal estar contemporâneo se apodera do filme “Luzes na Escuridão”, da Aki Kaurismaki, com imagens escuras, penumbras e a suave narcose das fumaças no tragar dos personagens.
O diretor finlandês traduz em imagens o clima gélido em planos longos, elaborados com o cuidado da luz, posição dos móveis e quando, movimentos de personagens secundários. Cinema contemporâneo que optou pelo minimalismo em planos propositadamente saturados e direção de atores em que os olhares nunca se cruzam.
As influências mais óbvias remetem a incomunicabilidade de Antonioni ao niilismo descarado de Fassbinder, e como este, a obsessão estética no uso das cores, no rigor coreográfico dos personagens, contrastes e encenação pelo automatismo; alienação nos gestos, composição física estática, inércia e outros procedimentos.
A chamada trilogia de Helsinki ainda reclama a não exibição de “Nuvens Passageiras”, inédito no circuito alternativo, porém disponível para download, o que não justifica o ineditismo em tela grande, no cinema, o lugar exato para assistir filmes.
O desemprego em “Nuvens Passageiras”, as pulsões de identidade em “O Homem sem Passado”, e a impossibilidade do amor em “Luzes na Escuridão”, têm como cenário uma Finlândia noturna em eterno inverno, com seus outsiders no centro da tela, indiferentes, sem brilho nos olhos e poucas falas.
A trilogia de Helsinki também pode ser uma aula de cinema: o climão do cinema noir, a incomunicabilidade e seus tempos mortos, a revisão do gênero policial; tudo a favor de um estilo que a princípio pode causar estranhamento, que depois superado, proporciona o prazer de acompanhar as belas imagens de “Luzes na Escuridão”.
Augusto Pacheco
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2010
(139)
-
▼
novembro
(7)
- SESSÃO ACCPA/SARAIVA COM "MACBETH" DIA 02/12 ÀS 19 H
- CINECLUBE PEDRO VERIANO CELEBRA ANIVERSÁRIO COM FI...
- "DECÁLOGO" EM MAIS 02 EPISÓDIOS NO CC ALEXANDRINO ...
- 5ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NO CINE LÍBERO...
- "LUZES NA ESCURIDÃO" ENCERRA TRILOGIA DE HELSINKI
- "CAÇADA HUMANA" NA SESSÃO CULT DO CINE LÍBERO LUXA...
- "DECÁLOGO" DE KIESLOWSKI NO CC ALEXANDRINO MOREIRA...
-
▼
novembro
(7)
Nenhum comentário:
Postar um comentário