quarta-feira, 11 de novembro de 2015

MOSTRA "MOSFILM 90 ANOS" NO CINEMA OLYMPIA



A Mostra “Mosfilm 90 anos” foi inicialmente realizada em novembro de 2014 na Cinemateca Brasileira em São Paulo e finalmente chega a Belém através do cinema Olympia. A mostra traz oito filmes da histórica produtora moscovita, ainda hoje uma das mais ativas da Europa e tem produções de diversas épocas (fases silenciosa e sonora), diferentes estilos e gêneros variados (drama, épico, musical, comédia, documentário), todos assinados por diretores consagrados.
Durante esses 90 anos (1924-2014) foram criados nos estúdios da Mosfilm mais de 2.500 longas metragem de vários cineastas que ajudaram a criar a história do cinema mundial como Sergei Eisenstein, Aleskandr Dovzhenko, VIsevolod Pudovkin, Ivan Pyriev, Grigori Aleksandrov, Mikhail Romm, Gigori Chukhrai, Mikhail Kalatozov, Serguei Bondarchuk, Adrei Tarkovsky, Leonid Gaiday e outros. O Mosfilm ainda hoje é um dos maiores estúdios da Rússia e um dos maiores da Europa, contando com cidades cenográficas e equipamentos de alta tecnologia que lhe permitem realizar o ciclo de produção do cinema em sua totalidade.
Confira a programação completa da mostra que tem entrada franca numa parceria do Cinema Olympia, CPC-UMES, ACCPA(Associação de Críticos de Cinema do Para), UFPA e PROINTER (Pró-reitoria de Relações Internacionais da UFPA)

Dia 12 - 18:30 h
O Velho e o Novo Direção: Sergei Eisenstein/Grigori Aleksandrov O mais aclamado dos cineastas soviéticos toma como pano de fundo a coletivização da agricultura para contar como a chegada de uma desnatadeira e um trator podem modificar antigos e tradicionais padrões de pensamento.

Dia 13 - 18:30 h
Lenin em Outubro Direção: Mikhail Romm Dez anos depois do "Outubro", de Eisenstein, onde o protagonista são as massas trabalhadoras, Romm aceita o desafio de individualizar e dar vida à figura de Lenin.

Dia 14 - 16:00 h
Às Seis da Tarde Depois da Guerra Direção: Ivan Pyryev Musical sobre a saga de dois amantes que, separados pela guerra, prometem reencontrar-se no Dia da Vitória. De 1929 a 1969, Pyriev dirigiu 18 filmes, entre os quais "Tratoristas" (1939) e "Cossacos de Kuban" (1949).

Dia 14 - 18:30 h
"Primavera". Quinta comédia musical estrelada por Liubov Orlova sob a direção de Aleksandrov, cineasta que assina com Eisenstein a direção de "Encouraçado Potemkin" (1925), "Outubro" (1928), "O Velho e o Novo" (1929), "Que Viva México" (1932). A história se passa nos primeiros anos da reconstrução da URSS, após a 2ª Guerra Mundial.

Dia 15 - 16:00 h
“O Retorno de Vassily Bortnikov”(foto). Direção: Vselvolod Pudovkin.Dado como desaparecido na guerra, Vassily Bortnikov regressa ao lar e encontra a mulher casada com outro.
Último filme do lendário diretor dos clássicos "A Mãe" (1926) e "Tempestade Sobre a Ásia" (1928).

Dia 15 - 18:30 h
“O Fascismo de Todos os Dias”.Narrado pelo próprio diretor, que pôs a alma nesse projeto rico em inovações formais, "O Fascismo de Todos os Dias" é, ainda hoje, considerado por muitos como o mais profundo, completo e impactante documentário produzido sobre o tema.

Dia 17 - 17:30 h
“A Mãe”. Direção: Gleb Panfilov .Egresso do VGIK, onde também se formaram Klimov, Tarkovsky, Chukhrai e outros expoentes da sua geração, Panfilov realiza, após Pudovkin (1926), Leonid Lukov (1941) e Mark Donskói (1956), a quarta filmagem do célebre romance de Maksim Gorky.

Dia 18 - 18:30 h
“Tigre Branco”(foto).Direção: Karen Shakhnazarov. O diretor mescla filosofia e mistério nesta batalha fantástica entre o tanquista Naydenov e um “tanque fantasma” alemão, nos dias finais da 2ª Guerra Mundial. Indicado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (2012), prêmio de Melhor Diretor no 9º Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog