segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

"CABARET" DE BOB FOSSE NA SESSÃO CULT DO CINE LÍBERO LUXARDO DIA 30/01/10

“CABARET”
Original: Cabaret - EUA, 1972
Direção : Bob Fosse
Roteiro de Jor Masteroff, John Van Druten, Christopher Isherwood e Jay Presson Allen baseado no musical de Joe Masteroff e John Van Druten.
Fotografia de Geoffrey Unsworth
Música de John Kander
Elenco: Liza Minnelli, Joel Grey, Michael York, Helmut Griem, Marisa Berenson.
Argumento: O cabaré Kit Kat na Berlim de 1930 é palco das aventuras amorosas da cantora americana Sally Bowles (Minnelli),especialmente com o professor de inglês, também norte-americano, Brian Roberts (York), de quem engravida. Pensando sempre em ser atriz de cinema, Sally pratica o aborto sem consentimento de Brian e isto faz estremecer a relação entre eles. Paralelamente o nazismo ganha campo no país e na sequência final já se observa, na platéia do cabaré, vários soldados com suástica gravada nas lapelas de suas camisas.
Importância Histórica: A versão cinematográfica de “Cabaret” resultou no maior sucesso das carreiras do coreógrafo e cineasta Bob Fosse (ator de “O Pequeno Príncipe”) e da atriz Liza Minnelli (filha do diretor de cinema Vincente Minnelli e da atriz Judy Garland). Mais do que um musical, o filme mostra muito bem como a Alemanha deixou-se dominar pelo nazismo. Os números musicais apresentados utilizam metáforas desta situação. E em “flashes” observa-se o contraste existente na República de Weimar (a Alemanha depois da 1ª. Guerra Mundial): de um lado a pobreza gradativa da população, vulnerável aos extremos de direita (nazismo) e esquerda (comunismo), e de outro a diversão nos cabarés onde em meio a cenários luxuosos estava a descrição musical (sendo emblemático o numero final) do panorama politico.O filme ganhou 8 “Oscar”: atriz, direção, ator coadjuvante, direção de arte,fotografia,edição, musica e som.Quando a critica mundial relacionou os 100 melhores filmes do século XX “Cabaret” estava entre os 30 primeiros títulos.

SESSÃO CULT
“CABARET”
CINE LÍBERO LUXARDO
SABÁDO DIA 30/01/10
HORÁRIO : 16 H
ENTRADA FRANCA
Após o filme, debate entre o público e críticos da ACCPA
PROGRAMAÇÃO : ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog