segunda-feira, 3 de maio de 2010

"JOHNNY VAI À GUERRA" DE DALTON TRUMBO NO CC ALEXANDRINO MOREIRA DIA 10/05/10

"JOHNNY VAI Á GUERRA"
Oirginal:Johhny Got His Gun –EUA, 1971
Direção e roteiro de Dalton Trumbo
Elenco: Don Barry, Timothy Bottons,Craig Bovia, Peter Brocco, Kendel Clark, Eric Christmas,Kathy Fields, Donald Sutherland, Jason Robards.
Argumento: O soldado americano Joe Bonham é ferido gravemente em um combate durante a 1ª. Guerra Mundial. Ele consegue sobreviver sem os seus principais sentidos: não vê, não fala nem pode usar braços e pernas, pois foram cortados. É um tronco pensante que tenta se comunicar com o mundo através do tato. As “mensagens” são pedidos de eutanásia, mas os médicos e enfermeiras lutam para que “Johnny” continue vivo.
Importância Histórica : O diretor Dalton Trumbo(1905-1976) era um conhecido roteirista quando foi perseguido pelo “maccarthismo”, a caça aos artistas de esquerda promovida pelo senador Joe McCarthy. Ele chegou a usar pseudônimo mas a carreira só foi retomada quando Kirk Douglas o convidou para escrever o roteiro de “Spartacus”(o filme que Douglas produziu e Stanley Kubrick dirigiu). Em 1971, Trumbo resolveu dirigir uma história que escrevera muitos anos antes e denunciava o armamentismo, as guerras de um modo geral, a desumanização que sentiu na pele. O seu único filme deu-lhe um prêmio em Cannes e vários outros em diversas mostras sendo inclusive candidato ao Globo de Ouro. Além disso, comoveu as platéias mundiais.
SESSÃO ACCPA/IAP
"JOHNNY VAI À GUERRA"
Cineclube Alexandrino Moreira
(Auditório do IAP - Instituto de Artes do Pará - ao lado da Basílica de Nazaré)
Segunda Dia 10/05/10
Horário : 19 h
Entrada Franca
Após o filme, debate entre o público presente e os críticos da ACCPA
PROGRAMAÇÃO : ACCPA

Nenhum comentário:

Arquivo do blog