segunda-feira, 17 de maio de 2010

"O JARDIM DOS FINZI CONTINI" NA SESSÃO CULT SABÁDO DIA 22/05/10

“O JARDIM DOS FINZI CONTINI”
Original: Il Giardino dei Finzi Contini-Itália, 1970
Direção de Vittorio De Sica.
Roteiro de Giorgio Bassani, Vittorio Bonicelli. Ugo Pirro e colaboração não creditada de Franco Brusati, Alain Katz, Tullio Pinelli, Cesare Zavattini, Valério Zurlini e Vittorio De Sica.
Fotografia de Ennio Guarnieir
Musica de Manuel De Sica.
Elenco: Lino Capolicchio, Dominique Sanda, Fabio Testi, Romolo Valli, Helmut Berger.
Resumo do argumento : Em Farrara (Itália), a família Finzi Contini, composta de judeus da classe média-alta, começa a sofrer a perseguição nazi-fascista. Quem estuda fica proibido de freqüentar escola, quem é empregado perde o emprego, e o cerco vai apertando até que os fascistas, seguindo os alemães, levam todos para um campo de extermínio.
Importância Histórica: Para a critica internacional este foi o último grande filme do diretor de “Ladrões de Bicicletas”, “Milagre em Milão”e “Umberto D”, considerado um dos melhores cineastas do movimento neo-realista. Também é o filme que marca a volta de De Sica a um cenário italiano, sabendo-se que pouco antes ele havia se acomodado ao esquema dos grandes estúdios de Hollywood. O filme ganhou o "Oscar" de filme estrangeiro, o Bafta inglês, o David de Donatello italiano, o Urso de Ouro do Festival de Berlim e mais 5 prêmios internacionais.

SESSÃO CULT
“O JARDIM DOS FINZI-CONTINI”
Cine Líbero Luxardo
Dia 22/05/09
Horário : 16 h
Entrada Franca
Após o filme, debate entre os críticos da ACCPA e o público presente
PROGRAMAÇÃO : ACCPA

Um comentário:

Jorge Eduardo disse...

Este é o filme da minha vida.Só aA lembrança de seu nome me faz chorar. Fico por aquí...
Jorge Eduardo

Arquivo do blog