quarta-feira, 18 de abril de 2012

DEBATE DA ACCPA SOBRE "A ÁRVORE DA VIDA" NA LIVRARIA SARAIVA DIA 19/04

"Árvore da Vida’ no centro da discussão

Filme do recluso Terrence Malick é assunto de debate na livraria Saraiva
Figurando como um dos candidatos ao Oscar 2012, “A Árvore da Vida” de Terrence Malick saiu de mãos vazias da cerimônia hollywoodiana. Mas o filme, ganhador da palma de ouro em Cannes ano passado, levou centenas de pessoas as sessões no Cine Estação e Cine Líbero Luxardo. E mesmo com outros filmes chegando ao circuito, ainda é uma obra que suscita interesse e divide opiniões.
Para debater sobre o longa que expande as fronteiras de um conflito familiar para uma viagem pela história da vida, na busca pelo amor altruísta e o perdão, a Livraria Saraiva convidou a Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) para comandar a ação. Escrito e dirigido por Malick, “Árvore da Vida” conta com Brad Pitt, Jessica Chastain e Sean Penn no elenco, além dos ótimos meninos, em especial Hunter McCraken.
A narrativa acompanha o crescimento do filho mais velho de uma típica família americana, Jack (McCraken), que vive no Texas, em meados dos anos 50. O Sr. O’Brien (Pitt) luta para equilibrar seu sentimento de dever paternal com o grande amor por esse filho e pelos outros dois. Ele é severo e autoritário, ao mesmo tempo afetuoso e carinhoso, e lamenta não ter se tornado um grande músico ou inventor. Vendo seus desejos sufocados, o frustrado patriarca reprime as crianças e a mulher. Ela, a Sra. O’Brien (Chastain) é um ser etéreo, que parece não pertencer a esse mundo. Dotada de muita compreensão e um entendimento do mundo quase infantil, ela alimenta os sonhos dos filhos.
Num salto temporal vemos Jack (Penn). Ele é o filho mais velho, que tornou-se um adulto perdido num mundo que não compreende suas frustrações. O relacionamento conflituoso com o pai o assombra. Em determinado momento, ele vê uma arvore sendo plantada em frente ao escritório de arquitetura aonde trabalha, e lembra daquela que enfeitava o seu quintal quando criança. É nessa metáfora, do próprio ciclo da vida, que o filme se alimenta.
Como alguns perderam a oportunidade de assistir a “Árvore da Vida”, antes do debate serão exibidas algumas cenas, para aguçar a curiosidade e reavivar a memória sobre um dos filmes mais instigantes dos últimos tempos.

SERVIÇO
Debate sobre o filme “Árvore da Vida”. Nesta quinta-feira, dia 19, às 19h, na Livraria Saraiva (Boulevard Shopping, 2º piso). Entrada Franca. Realização: Associação de Críticos de Cinema do Pará e Saraiva.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog