quinta-feira, 24 de julho de 2008

"BATMAN" SURPREENDE


Gosto do trabalho do diretor Christopher Nolan desde "Amnésia" e admirei muito o que ele fez em "Batman Begins", reconstruindo o personagem de forma mais séria e realista. Por isso, tinha quase certeza que em "Batman : O Cavaleiro das Trevas" o resultado seria no minímo interessante. E me surpreendi. O filme é mais do que eu esperava. O filme tem o compromisso com o espetáculo mas tem um roteiro muito bem desenvolvido que mistura a dualidade dos personagens, mostrando a corrupção, a loucura e as contradições de uma cidade chamada Gotham City, mas que poderia ser qualquer cidade do mundo de hoje.
Esta relação com a realidade, me agrada muito neste novo filme. E é através do personagem Coringa, interpretado com perfeição pelo falecido ator Heather Ledger, que o filme consegue pertubar com diálogos fortes, realistas que confrontam o "status quo" da criminalidade. O Coringa não quer só dinheiro. Ele quer o caos, a destruição e para isso ele precisa de Batman, o seu outro lado. Esta relação destes dois personagens é que está no centro do filme que discute o desequilibrio das regras de sobrevivência de hoje com maestria.
Com todas as cenas de espetáculos, efeitos especiais e o que mais Hollywood tem de melhor para conquistar o público, o grande ponto forte deste novo Batman é o roteiro, que inclui ainda o personagem do promotor Harvey Dent para confirmar e colocar em dúvida o conceito final de bom e mal, herói e vilão. Brilhante em vários momentos, "Batman :O Cavaleiro das Trevas" impressiona, pertuba, conquista o espectador. Enfim, é um exemplo de que o cinema de espetáculo pode e deve ter conteúdo, consistência. Que venha o próximo Batman, com Nolan na direção. Pena que o Coringa com Heather Ledger não voltará.
Marco Antonio Moreira

Um comentário:

ミヒ disse...

Esse filme é um marco na história do cinema. Eu quase não o vejo como um filme de super-herói! Seu roteiro foi muito bem escrito e me lembrou muito o cinema dos anos 70.

Arquivo do blog