quarta-feira, 17 de setembro de 2008

LONGE DELE

Tudo começa quando Fiona (Julie Christie) coloca a frigideira na geladeira. O marido Grant (Gordon Pinsent) surpreende-se, mas releva o fato. Tudo seria um “cochilo” se Fiona não repetisse esquecimentos. O diagnostico médico é o Mal de Alzheimer, A conduta manda interná-la em uma casa de saúde especializada. E com o tempo Fiona passa a se dedicar a um paciente em pior estado do que ela, Thomas (Michael Murphy), esquecendo Grant. Para o marido que jamais deixou a companheira, o drama é maior. Se Fiona não sofre por esquecer ele sofre por lembrar.
“Longe Dela”(Away from Her/EUA,2006) é uma pequena jóia escrita por Alice Munro (31 anos) com base no conto “The Bear Came Over the Mountain” que ela própria escreveu. A direção é de Sarah Polley(29 anos) e a interpretação de Julie Christie é um exemplo de dedicação a um papel. Por isso ela chegou a ser indicada ao Oscar de 2007 e o filme ganhou 39 prêmios, incluindo Globo de Ouro e 15 candidaturas (2 ao Oscar).
No tema há o exemplo brilhante de “Íris” onde Judi Dench dá a dimensão da doença e o quanto ela representa para uma família. No caso de “Away from Her” é um casamento de 44 anos sem separação de um só dia. A dor da perda pela memória, justamente o que mais ligaria o casal no fim de sua existência. É como esquecer em vida o que se ama. Uma tragédia que é difícil mencionar em cinema mas conseguida no trabalho dessas jovens autoras. (Pedro Veriano)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog