domingo, 14 de setembro de 2008

O SIMBOLO DO CINEMA

A programação da ACCPA no Cine Clube Alexandrino Moreira pretende exibir e discutir clássicos do cinema. E para tal nada melhor do que começar com um símbolo dessa artindustria: Carlitos.
O tipo criado por Charles Spencer Chaplin logo foi adotado pelos espectadores de todas as partes do mundo. Quando ir ao cinema era ficar de boca aberta, maravilhado com as imagens em movimento, vendo Carlitos o espanto virava gargalhada. Era irresistível o moto-continuo do ator-escritor-diretor que através de um tipo popular defendia os menos favorecidos no tom de comédia. Era como se as pessoas passassem a rir da desgraça. E rir, em qualquer sentido, é continuar vivendo.
No primeiro programa estão os curtas de 1917 feitos para a empresa Mutual:”O Imigrante”, “O Aventureiro”, “O Balneário” e “Rua da Paz”. No primeiro filme, Chaplin já ironizava a terra que adotou como o pobre diabo que chega a Nova York em um navio onde os passageiros eram tratados como gado. A Estatua da Liberdade ao fundo enfatizava essa ironia (a liberdade em que todos ao chegar eram presos, antes de uma identificação). Em “Rua da Paz” era o herói raquítico a enfrentar o Golias malfeitor, um raro momento de Carlitos virar policial, o personagem que era sempre o vilão de seus filmes.
Ver Chaplin é ver cinema. Na verdadeira expressão de arte das imagens em movimento.
Programa de 2ª,Feira, 15 de setembro de 2008 no IAP.(pv)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog