sábado, 21 de março de 2009

"A LEI DO DESEJO" E "JUÍZO" ESTRÉIAM NO OI CINE STAÇÃO

Neste final de semana, estréiam no Oi Cine Estação, da Estação das Docas, os filmes “A Lei do Desejo”, comédia dramática de Pedro Almodóvar, e “Juízo”, documentário de Maria Augusta Ramos. As sessões acontecem neste sábado (21), às 18h e 20h, e domingo (22), às 10h, 18h e 20h, no Cine-Teatro Maria Sylvia Nunes. A programação é uma realização da Pará 2000, Secult e Governo do Estado, com patrocínio da Oi.
Estrelado por Antonio Banderas, “A Lei do Desejo” (“La Ley del Deseo” - Espanha, 1987) é praticamente inédito em DVD: o lançamento, ocorrido alguns anos atrás, teve tiragem reduzida e já se encontra fora de catálogo.Em seu sexto filme, Pedro Almodóvar explora o limite entre o amor e obsessão num universo de sexualidade e morte. Em meio a um cenário underground e cheio de cores marcantes, este drama narra a história de Pablo (Eusebio Poncela), um diretor de teatro, apaixonado por um rapaz que não o ama. Numa das muitas festas que frequenta, Pablo conhece o jovem Antonio Benítez (Antonio Banderas), apaixonado por ele e disposto a ter o seu amor sob todas as formas. Em meio a isso, temos Tina (Carmen Maura), irmã transexual de Pablo que mudou de sexo para manter um relacionamento incestuoso com pai, e que protagoniza as peças de Pablo. Nessa trágica história de amor, as referências ao comportamento masculino são frequentes e os personagens são polêmicos, forçando o espectador a rever seus conceitos sobre paixão e sexualidade. Destaque para a genial atuação de Carmen Maura (“Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”) como a irmã transexual do personagem de Poncela e para a trilha sonora, que contém temas compostos pelo próprio Almodóvar, além de “Ne Me Quitte Pas”, clássico de Jacques Brel na voz de Edith Piaf, e até trabalhos de Stravinsky e Shostakovich.“A Lei do Desejo” (103 minutos, classificação indicativa 16 anos) será exibido neste sábado (21), às 20h, e domingo (22), às 18h. Novas sessões no dia 28, às 18h, e 29, às 10h e 20h.
“Juízo” acompanha a trajetória de jovens com menos de 18 anos de idade diante da lei. Meninas e meninos pobres entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio. Como a identificação de jovens infratores é vedada por lei, eles são representados no filme por jovens não-infratores que vivem em condições sociais similares. Todos os demais personagens de Juízo – juízes, promotores, defensores, agentes do DEGASE, familiares – são pessoas reais filmadas durante as audiências na II Vara da Justiça do Rio de Janeiro e durante visitas ao Instituto Padre Severino, local de reclusão dos menores infratores. “Juízo” atravessa os mesmos corredores sem saída e as mesmas pilhas de processos vistos no filme anterior de Maria Augusta Ramos, o premiado “Justiça”, e conduz o espectador ao instante do julgamento para desmontar os juízos fáceis sobre a questão dos menores infratores. Quem sabe o que fazer?As cenas finais de “Juízo” revelam as consequências de uma sociedade que recomenda “juízo” a seus filhos, mas não o pratica. “Juízo” (90 minutos, classificação indicativa 10 anos) será exibido neste sábado (21), às 18h, e domingo (22), às 10h e 20h. Novas sessões no dia 28, às 20h, e 29, às 18h. Serviço“A Lei do Desejo” será exibido neste sábado (21), às 20h, e domingo (22), às 18h, no Oi Cine Estação (Cine-Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas). “Juízo” será exibido neste sábado (21), às 18h, e domingo (22), às 10h e 20h.
Ingressos a R$ 5, com meia-entrada para estudantes.
Realização: Organização Pará 2000, Secult e Governo do Estado.
Patrocínio: Oi.
Apoio : ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog