terça-feira, 16 de março de 2010

"OSCAR" 2010

O que escrever sobre o “Oscar” 2010? Premiações justas se confundem com premiações erradas e de repente, todo ano, é a mesma coisa, a mesma crítica . Este ano, surpresa foi ver Sandra Bullock ganhando o “Oscar” concorrendo com atrizes de alto nível como Meryl Streep e Helen Mirren. Bullock é uma atriz limitada e sempre se repete. Ela sempre interpreta Sandra Bullock em seus filmes. Mas ganhou por “Um Sonho Possível”. Outro prêmio surpresa foi para “O Segredo dos seus Olhos”, “Oscar” de melhor filme estrangeiro. Filme argentino, filmes sul-americanos, quase nunca são lembrados. Acredito que o filme seja interessante mais “A Fita Branca” é excelente e era o favorito. Já “Guerra ao Terror” ganhar o “Oscar” de melhor filme e mais 5 prêmios, não foi surpresa. Afinal , é um filme politicamente correto que enxerga a guerra no Iraque de forma limitada, parcial e reticente, mas que acaba levantando o espírito de luta de quem está lá para “salvar” o mundo do terror : os soldados americanos. Mas afinal, qual terror? Uma guerra não pode ser filmada levando em conta somente um lado. Que o diga o excelente documentário “Corações e Mentes” de Peter Davis.
“Avatar” ser premiado em 3 categorias foi normal. O maior prêmio que o filme teve foi sua bilheteria mundial . Agora, por favor, é cada coisa que a gente lê e ouve. Quando se fala de prêmios do “Oscar”, estamos falando dos filmes, mas uma parte da imprensa ficou insistindo na “guerra” entre ex-marido e ex-mulher, James Cameron e Kathryn Gigelow, colocando que ela ao ganhar os melhores prêmios se vingou dele, etc. e etc. Coisas caseiras, bobas se propagaram pela internet sobre isso mas comparar os filmes que ambos dirigiram, foi raro. Que bobagem, que perda de tempo. De repente, cinema ficou como a televisão com suas fofocas semanais provocando mais atenção que o trabalho de quem realiza.
Voltando ao prêmio: “Up – Altas Aventuras” ganhar o “Oscar” de melhor animação e trilha sonora foi memorável. “Up” é um grande filme e tem uma bela trilha sonora. “Preciosa” acabou levando apenas dois prêmios: melhor atriz coadjuvante (Mo´nique) e melhor roteiro adaptado. Foi pouco para a qualidade do filme mais o suficiente para chamar a atenção do grande público para este trabalho.“The Cove” como melhor documentário foi um prêmio oportuno. É um bom filme que denuncia a matança de golfinhos no Japão de forma inteligente e refelxia. O ator Jeff Bridges finalmente levou o “Oscar” de melhor ator. Não vi o filme “Crazy Heart” mais na pior das hipóteses é um prêmio pelo conjunto de sua obra como ator. Christopher Waltz ganhando o prêmio de melhor ator coadjuvante é premiar indiretamente Quentin Tarantino por “Bastardos Inglórios”, filme que dificilmente ganharia algo de maior importância numa noite onde o politicamente correto era necessário e “Bastardos Inglórios” não é um filme politicamente correto, felizmente.
A cerimônia como sempre foi longa, mas não desagradável. Steve Martin e Alec Baldwin estavam bem, sem exageros, mas “amarrados” demais, sem inspiração para criar alguma coisa inteligente fora do roteiro que lhes deram. A homenagem aos artistas falecidos ano passado foi um dos melhores momentos com uma bela montagem ao som de James Taylor cantando ao vivo o clássico “In My Life” dos Beatles de forma emocionante. De qualquer maneira, o “Oscar” 2010 mostrou o que queria. Premiar um filme americano politicamente correto e lembrar a qualidade de filmes como “Up” e “Preciosa”. O que mais podemos querer? Talvez o Festival de Cannes poderá responder essa pergunta até o “Oscar” 2011 que certamente, nos trará o mais do mesmo.

Marco Antonio Moreira

Nenhum comentário:

Arquivo do blog