sexta-feira, 1 de agosto de 2008

ROAD TO THE MOON

Não é filme da série (“Road to”) interpretada por Bob Hope, Bing Crosby e Dorothy Lamour, Felizmente. É um documentário muito interessante produzido por Ron Howard sobre o Projeto Apollo da NASA, apresentando depoimentos de astronautas que foram ao satélite natural da Terra quando eram jovens de 38 anos e hoje exercitam a memória com 78.
Para quem não sabe: Aldrim deu a primeira mijada interplanetária. O tripulante da Apollo 11 conta que ao descer da escada para o solo lunar não suportou e encheu o saco plástico colocado dentro da roupa espacial. “- Não agüentei”, diz ele. E quem agüentaria com tamanha emoção?
Um colega médico esbanja ceticismo ao crer no tablóide que “revelou” a filmagem do acontecimento de julho de 1969 no deserto do Arizona. Os velhinhos de hoje soltam o verbo: “-Seria muito fácil se fosse assim”. E atentam para o fato de terem sido sete expedições, o que vale dizer uma mentira repetida por sete vezes (não vale fazer piada que é conta de mentiroso).
Ouvi e vi pela TV a chegada de Armstrong e colegas no “altar dos namorados” (na época surgiu a marcha de carnaval que dizia: “Todos eles, estão errados, a lua é dos namorados”). Foi uma torcida fantástica para que tudo desse certo. E olha que a gente não morria de amores por norte-americanos. Ali eram os terráqueos tomando posse do que é seu por direito astronômico. E a ciência fazendo gol de placa.
No filme algumas falas são ligadas a preceitos religiosos, mas uma delas é interessante nesse aspecto: “- Nós sentimos a grandiosidade mística das religiões que criamos”. E explica: “não há solidão maior do que saber que se está na vastidão de um mundo tendo por companhia só com uma pessoa”. Não se trata de uma ilha, que caberia Robinson Crusoe, mas a consciência da vastidão planetária e a pequenez do homem, embora no momento venha a provar que ele é suficientemente grande para sair do casulo.
O filme é histórico. As falas talvez sejam as últimas, em público, dessa gente que entrou de cabeça na “guerra fria” e aqueceu a idéia de que a humanidade pode sair de seu berço (ou, quem sabe, voltar ao Éden na concepção de que viemos do espaço).
“Sombras da Lua”(In the Shadow of the Moon/EUA,2007) é dirigido por David Sington e conta com a participação, entre outros, de Buzz Aldrin, Neil Armnstrong, Alan Bean,Eugene Cernan, Michael Collins, Charles Drake e Jim Lovell.
Foi exibido no canal de TV por assinatura Cinemax Plus E.
Não chegou aos cinemas brasileiros e por enquanto nem ao DVD.(Pedro Veriano)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog