domingo, 18 de outubro de 2009

A VOLTA DOS SERIADOS

No passado os seriados de aventuras faziam a festa da garotada. Normalmente eram exibidos de 2 em 2 episódios constituindo-se cada bloco uma série. A diferença ficava com a empresa Cardoso & Lopes (cinemas Moderno, Independência, Vitória e Universal) que depois da última série reservavam dois dias (geralmente 2ª e 3ª. Feiras) para a exibição de todos os episódios em um só programa. Para isso o exibidor lutava com o distribuidor, retendo cópias dos filmes até conseguir coletar material para a grande sessão que atraia multidões, fazendo verdadeiros feriados escolares.
Hoje a Sessão Aventura que a ACCPA programa para o cinema Olympia em dois domingos por mês, pretende resgatar essa época de filmes baratos, ingênuos, mas de extrema facilidade em se comunicar com uma faixa de público.
O primeiro seriado a ser exibido será “As Aventuras do Capitão Marvel”, herói dos quadrinhos criado no inicio dos anos 40 logo depois do “clone” Super-Homem (Superman). Para muitos historiadores é o melhor do gênero. São 12 episódios ou 6 séries, com efeitos especiais incomuns na época (1942) como o homem voar.
Cada série será acompanhada de um filme de pouco mais de uma hora de projeção. Vai começar com um dos melhores momentos de Johnny Weissmuller como Tarzan : “O Filho de Tarzan”(1939), dirigido na Metro por Richard Thorpe. Quem faz o papel de Jane, a companheira do herói (um caso raro de concubinato aplaudido pela esfera puritana de um tempo) é Maureen O’Sulliva, atriz de muitos filmes “classe A” e mãe de Mia Farrow (as más línguas dizem que ela era a “avó do diabo” pois Mia fez a Rosemary de Roman Polanski).
Muito virá, como comédias do Gordo e o Magro, de Buster Keaton, faroestes que animavam as vesperais, e até mesmo filmes de Chaplin.
A “Sessão Aventura” é a máquina do tempo que a ACCPA oferece ao público de Belém. E se antes se pagava Cr$0,50 para ver esses programas, hoje se vai ver de graça. Sinceramente é de soltar foguete! (Pedro Veriano)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog