sexta-feira, 8 de maio de 2009

"MILAGRE EM MILÃO" NA SESSÃO CULT SABÁDO DIA 16/05 ÀS 16:30 H


SESSÃO CULT - ACCPA/CINE LÍBERO LUXARDO
"MILAGRE EM MILÃO"´
Título Original : Miracolo a Milano –Itália,1950
Direção de Vittorio De Sica
Roteiro de Suso Cecchi D’Amico, Cesare Zavattini e Vittorio De Sica.
Fotografia de Aldo Tonti
Música de Alessandro Cicognini.
Elenco: Francesco Golisano, Emma Gramática, Paolo Stoppa, Brunella Bovo.
Argumento: Totó foi encontrado dentro de um repolho por sua avó(*). Ela o cria até morrer, quando o menino passa aos cuidados de um orfanato. Ao sair, adulto, pensa que todas as pessoas são boas e a vida é bela. Sai cumprimentando todos na rua, mesmo sem obter resposta. Mas logo roubam a sua maleta com tudo o que possuía e o recurso é ir morar numa favela. Na comunidade miserável inventa brincadeiras e ajuda os favelados a enfrentar o industrial dono do terreno onde moram. Auxiliado pelo espírito da avó, ganha uma pombinha mágica que satisfaz desejos. É mais quem pede graças, mas alguns anjos chegam e levam a pombinha. Justamente quando os moradores da favela são obrigados a desocupar o terreno. No caminho, a avó reaparece com a mbinha e todos os pobres são libertados, pegando as vassouras dos garis e voando para um mundo melhor.
Importância Histórica: O filme ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1951 junto com “Senhorita Julia” de A. Sjorberg (Suécia). Para De Sica e Zavattini foi uma experiência de “neo-realismo fantástico” a seguir a triste história de “Ladrões de Bicicletas”. Os realizadores viram uma fabula moderna onde se observa inversão de valores, comportamentos de classes, utopias, e a persistência do amor.
(*) A cegonha que traz os bebês como se conhece através da cultura brasileira tem o seu correspondente no repolho italiano. Mas o que o filme quer mostrar que Totó é tão puro que nasceu por um encanto. Após o filme, haverá um debate entre os espectadores e os críticos da ACCPA.
SESSÃO CULT - Sabádo Dia 16/05/09 às 16:30 -Cine Líbero Luxardo - Entrada Franca
Próximo Programa : "MEU TIO" de Jacques Tati - Sabádo dia 30/05/09 - 16:30 h

Programação : ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog