segunda-feira, 25 de maio de 2009

"O CORDUNDA DE NOTRE DAME" NO CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA DIA 01/06 ÀS 19 H


"O CORCUNDA DE NOTRE DAME"
Original: The Hunchback of Notre Dame- EUA, 1939
Direção de William Dieterle
Roteiro deBrund Frank baseado no romance de Victor Hugo
Fotografia de Joseph H. August.
Edição de Robert Wise e William Hamilton.
Elenco: Charles Laughton, Maureen O’Hara, Edmond O’Brien, Cedric Hardwick, Thomas Mitchell, Alan Marshall, Walter Hampden, Harry Davenort.
Resumo do argumento: Uma troupe de ciganos exibe-se em Paris, no século XV, e os encantos de Esmeralda, a bailarina do grupo, chamam a atenção, especialmente do clérigo Frollo, chefe da guarda da catedral de Notre Dame. Nesse período o sineiro da catedral, Quasimodo, é escolhido como “o rei dos bobos”pela população. Rebelando-se, é preso e levado ao pelourinho por Frollo. Feio, corcunda, Quasimodo pede água e é atendido pela cigana. Isto incita a ira do enciumado chefe da guarda que manda prender a moça. É o momento em que Quasimodo a liberta e leva-a para o alto da igreja, o lugar onde mora entre os sinos que o ensurdeceram. Nesse meio tempo, os mendigos do Pátio dos Milagres revoltam-se contra o despótico mandante de Notre Dame, e um cavaleiro, Gringoire, aprisionado pelos mendigos, revela-se o personagem que irá tirar Esmeralda do esconderijo do corcunda.
Importância Histórica: Primeira versão sonora do romance de Victor Hugo o filme faz grandes mudanças no texto original, inclusive “salvando” as principais figuras. (Mas o visual conseguido por William Dieterle, com centenas de extras em cenas de estúdio (a praça de Notre Dame foi construída em um set da RKO), edificou um clássico do cinema, deixando seqüências marcantes como o interior do refúgio dos mendigos (o “Pátio dos Milagres”) a invasão de Notre Dame por esse mendigos, e a tortura de Quasimodo, o corcunda. Isso e mais a extraordinária criação de Charles Laughton deram ao filme uma posição invejada na história do cinema.
"O CORCUNDA DE NOTRE DAME"
Segunda-feira - Dia 01/06/09
Cineclube Alexandrino Moreira (Auditório do IAP)
Horário : 19 h - Entrada Franca
*Debate após a exibição entre os presentes
Programação: ACCPA

Nenhum comentário:

Arquivo do blog