A PERMANENTE SUSPEITA
Hithcock veio da Inglaterra a convite do produtor David O. Selznick. O diretor consagrado em seu país pensara alto com a chance de trabalhar com, ou para, o homem que produziu “...E O Vento Levou” e comandava estúdios como a RKO. Mas logo se decepcionou. “Rebeca”, o primeiro filme, sofreu o despotismo de Selznick. Mas foi em “Suspeita”, o filme seguinte, que a coisa engrossou. Para se ter uma idéia, o final do filme imaginado por Hitchcock foi radicalmente mudado. O cineasta inglês fecharia a ação com o plano de uma carta caindo na caixa do correio onde a futura vitima do assassino traiçoeiro (tipo encarnado por Cary Grant) denunciava o crime. Selznick preferiu o que ficou: Cary dirigindo um carro conversível pela borda de um abismo com Joan Fontaine ao lado. Em dado momento a porta do carro, do lado de Joan, abre-se e ela tende a cair. Grant estende a mão. Há um close dessa mão. Empurrará a mulher? Na verdade a segura puxa-a para dentro do veiculo e sorri. Um “happy end” que não extingue a suspeita – pelo contrário, a endossa e faz prosseguir.
O que ficou melhor. O capricho de Hitchcock chegou ao ponto da cena em que Grant leva um copo de leite para a esposa(Fontaine), acamada, colocar uma lâmpada dentro do copo para realçar a luz branca. Em contraste, a sala, a escada por onde Grant sobe, tudo é escuro e entrecortado com sombras das grades que existem nas janelas. O efeito é claustrofóbico. Isto não foi tocado.
“Suspeita” também é o filme em que o diretor não aparece. Sabe-se que Alfred Hitchcock sempre surgia em algum plano de seus filmes feitos em Hollywood. Mas a norma só apareceu depois de “Correspondente Estrangeiro”, o filme a seguir.
Com um rigor estético incomum. “Suspeita” está entre os melhores trabalhos do “mestre do suspense” em qualquer fase de sua carreira.(PV)
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2009
(225)
-
▼
maio
(17)
- FILMES DE SEMPRE
- "DÚVIDA" COM MERYL STREEP NO CINE LÍBERO LUXARDO
- "O CORDUNDA DE NOTRE DAME" NO CINECLUBE ALEXANDRIN...
- 'MEU TIO" DE JACQUES TATI NA SESSÃO CULT SABÁDO DI...
- "SUSPEITA" DE HITCHCOCK INICIA A SESSÃO CINEMATECA...
- O VERÃO PAGA A CONTA É incontestável: o...
- A PERMANENTE SUSPEITA Hithcock veio da ...
- "O TERCEIRO HOMEM" NO CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIR...
- CINEMA, LITERATURA E MÚSICA EM "MORTE EM VENEZA"
- "ALEXANDRA" DE SOKUROV NO MOVIECOM ARTE DE 15 À 21...
- MOSTRA "DUAS VEZES VISCONTI" NO CINE LÍBERO LUXARDO
- "MILAGRE EM MILÃO" NA SESSÃO CULT SABÁDO DIA 16/05...
- "SUSPEITA" DE HITCHCOCK INICIA A PARCERIA ACCPA/CI...
- "O SOL" DE A. SOKUROV NO MOVIECOM ARTE DE 08 À 14/...
- "O NOVO SÉCULO AMERICANO" NO MOVIECOM ARTE
- "CAFÉ DOS MAESTROS" EM ÚLTIMAS EXIBIÇÕES NO CINE L...
- CICLO ALAIN RESNAIS NO CINE OLYMPIA DE 05/05 À 14/06
-
▼
maio
(17)
Nenhum comentário:
Postar um comentário