segunda-feira, 20 de julho de 2009

"ASSASSINOS" NO CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA SEGUNDA-FEIRA DIA 27/07/09 ÀS 19 H


"ASSASSINOS"
Original: The Killers-EUA,1946
Direção de Robert Siodmak;
Roteiro de Anthony Veiller, Richard Brooks e John Huston baseado no texto de Ernst Hemingway.
Fotografia de Elwood Bredell
Música de Miklós Rozsa
Elenco: Burt Lancaster, Ava Gardner, Edmond O’Brien, Albert Dekker, Sam Levene
Resumo: Boxeador aposentado conhecido como “Sueco”(Lancaster)é assassinado e deixa uma fortuna para a empregada de um hotel que mal o conhecia. O detetive Jim Reardon(O’Brien) investiga o caso e tudo converge para Kitty Collins (Gardner) e uma gangue ligada a um assalto milionário.
Importância: Exemplo de “film noir”, ressaltado na fotografia contrastada, na trilha sonora e principalmente na postura das personagens, levando ao clima policial que se tornou básico no gênero.O nome “film noir” veio dos críticos franceses às produções norte-americanas de baixo orçamento que se caracterizavam por histórias de detetives, cinegrafia que explorava o contraste de luz e um realismo desafiador do Código Hayes, a censura da época que limitava a expressão dos realizadores. Mesmo assim, neste clássico de um cineasta que se deu bem no gênero, os ferimentos não exibem sangue. Era proibido mesmo no imediato após-guerra.
Os cineastas Richard Brooks (que faria “À Sangue Frio” e “Os Profissionais”) e John Huston (considerado “pai” dos “noir” com o seu “Relíquia Macabra” ou “O Falcão Maltês”) trabalharam no roteiro sem assinarem.



SESSÃO ACCPA/IAP
CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA
(Auditório do IAP ao lado da Basílica de Nazaré)
"ASSASSINOS"
SEGUNDA-FEIRA DIA 27/07/09
HORÁRIO:19 H
ENTRADA FRANCA
PROGRAMAÇÃO : ACCPA
Após o filme, debate entre os espectadores e críticos da ACCPA

Arquivo do blog