segunda-feira, 23 de novembro de 2009

"PAIXÕES QUE ALUCINAM" DE SAMUEL FULLER NA SESSÃO CULT DIA 28/11/09


"PAIXÕES QUE ALUCINAM"
Original: Schock Corridor/EUA, 1963
Direção e Roteiro de Samuel Fuller
Fotografia de Stanley Cortez
Música de Paul Dunlap
Edição de Jerome Thorms
Elenco: Peter Breck, Constance Towers, Gene Evans, James Best.
Resumo do argumento: Jornalista vencedor do Prêmio Pulitzer decide investigar um assassinato ocorrido num hospício. Para isso se faz de doente mental, combinando com a namorada uma tentativa de incesto (ela seria a sua irmã). Internado, ele passa a ver de perto o tratamento cruel dado aos doentes, chegando aos poucos aos criminosos.
Importância Histórica: O filme, de baixo orçamento e distribuído pela Allied Artists (ex-Monogram Pictures) é considerado um dos melhores do diretor, um ícone do cinema independente feito nos EUA. Além de usar de uma narrativa dinâmica que no dizer de um critico americano “cria uma atmosfera desorientadora...”, ele usa de uma fotografia em preto e branco alternada com seqüências a cores para chegar à dimensão do delírio. Uma das mais importantes abordagens cinematográficas dos hospitais psiquiátricos antigos.
SESSÃO CULT
"PAIXÕES QUE ALUCINAM"
Cine Líbero Luxardo
Sabádo Dia 28/11/09
16 h
Entrada Franca
Após o filme, debate entre o público e críticos da ACCPA
Programação : ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)

Um comentário:

Tiago Volpato disse...

Olá pessoal. Sou aluno de jornalismo na unama e estou querendo fazer uma matéria sobre cinema em belém para revista da turma, queria o contato de algum de vocês da ACCPA que estivesse disposto a dar uma entrevista sobre o assunto. Meu e-mail é tiago007@gmail.com
Agradeço a ajuda.

Arquivo do blog