quarta-feira, 18 de novembro de 2009

SESSÃO AVENTURA

Quem está na casa dos 60 (ou mais) deve lembrar (provavelmente com saudade) as “Vesperais Passatempo”, programa dos sábados às 5 da tarde do cinema Olímpia, quando se exibia uma série de seriado de aventuras e muitos curtas e médias metragens sobre diversos assuntos. A sala ficava repleta de estudantes e antes da sessão começar tinha uma espécie de ritual com o sr. Agenor Garcia, não se sabe se por loucura ou vaidade, fazia questão de entrar carregado por espectadores, acenando como se estivesse em campanha política(e mais tarde ele foi, mesmo, candidato a vereador).
Normalmente “fita em série”,como também os faroeste B e as aventuras modestas, não tinham guarida em um cinema “de primeira” como o Olímpia (apesar de, na época, ter sido alvo de protestos por não acionar com melhorias como poltronas estofadas e ar condicionado). O tipo de programa ia para o Iracema, o Moderno, o Independência, ou as salas de bairros (Guarani, Popular, Íris, S. João, Universal etc). Mas a exceção dos sábados era festejada até por ser motivo de encontros. Verdadeiras torcidas iam ver os heróis dos quadrinhos em proezas tratadas com efeitos hoje considerados amadoristicos.
Pois a boa nova é que o tipo de programa está de volta. A ACCPA (Associação de Críticos Cinematográficos do Pará) anuncia que a partir do dia 29, e em domingos alternados, sempre às 4 da tarde estará exibindo no velho Olímpia uma série (2 episódios) e um filme B que justifica o nome da sessão(Sessão Aventura).
A entrada é grátis, o que não acontecia no passado. A projeção é em data-show. Mas quem quiser rever os velhos tempos é só experimentar. E levar os netos. Pode ser que eles peguem a mania dos vovôs.
O primeiro programa consta de “As Aventuras do Capitão Marvel” 1ª. Série e “O Filho de Tarzan” com Johnny Weissmuller, Maureen O’Sullivan e gente boa da MGM com direção de Richard Thorpe (que faria “Os Cavaleiros da Távola Redonda”, primeiro cinemascope do estúdio).
É uma viagem na máquina do tempo. E um mundo novo para quem nasceu agora.(Pedro Veriano)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog