quarta-feira, 25 de novembro de 2009

SESSÃO AVENTURA NO CINE OLYMPIA A PARTIR DO DIA 29/11/09


SESSÃO AVENTURA
O objetivo desse novo programa da ACCPA é resgatar um momento inserido em nossa cultura especialmente a partir dos anos1950. Os seriados de aventuras, em sua maioria explorando personagensdas histórias em quadrinho, levavam multidões aos cinemas de rua e sefaziam acompanhar de filmes B, hoje considerados clássicos pelosestudiosos de história do cinema. Em salas como Iracema, Guarani, Poeira, Moderno,Independência, Popular, etc, os programas de filmes modestos e séries(ou episódios) deixaram saudades. No Olympia, considerado “cinema daelite”, os seriados chegavam apenas em uma sessão aos sábados, às17,00 h, chamada de “vesperal passatempo”. Cada série (2 episódios) era acompanhada de filmes de curta metragem. Hoje este cinemademocratiza a lembrança e trará as séries e também os filmespopulares, muitos estudados agora como peças importantes da cinematografia internacional.

"AS AVENTURA DO CAPITÃO MARVEL"
Original: The Adventures of Capitain Marvel-EUA, 1941.
Direção de John English e William Witney
Roteiro de Ronald Davidson, Norman S. Hall, Arch Heath,JosephPoland,Sol Shor baseado em personagem de Bill Parker e C.C.Beck.
Fotografia de William Nobles
Música de Cy FeuerEfeitos especiais de Howard Lydecker e Theodore Lydecker.
Elenco: Tom Tyler,Frank Coghlan Jr, William Benedict,LouiseCurrie,John Davidson,George Pembroke,Nigel D. Brulier.
Resumo do argumento: O jovem Bill Batson faz parte de uma expediçãocientifica no Sião para encontrar uma relíquia histórica conhecidacomo o Escorpião de Ouro. De posse da relíquia, os cientistasdescobrem que ela é uma arma potente de destruição total. Para salvaro mundo dessa ameaça, já que há malfeitores que ambicionam, Bill ganhapoderes de um mágico chamado Shazam e assim, evocando o nome dessemágico, transforma-se no Capitão Marvel, um herói indestrutível quevoa como um passaro.
Importância Histórica: O herói surgiu em 1940 na revista“Whiz Comics”,pouco depois de Superman (Super Homem). A palavra Shazam vem deSalomão, Hercules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercurio. Essa mágica quetransforma um jovem tímido em um gigante invulnerável não bastou paraque os que compraram os direitos de Superman processassem o personagemtirando-o do mundo dos gibis. Mas enquanto durou, Capitão Marvel nãosó fez inúmeros fãs como deu margem a um dos melhores seriadoscinematográficos dos anos 40.O ator Tom Tyler fez também O Fantasma, outro herói dos gibis quemereceu um filme em série.
"O FILHO DE TARZAN"
Original:Tarzan Finds a Son- EUA, 1939
Direção de Richard Thorpe
Roteiro de Cyril Hume baseado no personagem criado por Edgar Rice Burroughs.
Elenco: Johnny Weissmuller, Maureen O’Sullivan, Johnny Sheffield, IanHunter, Henry Stephenson, Henry Wilcoxon, Laraine Day
Fotografia de Leonard Smith
Musica de William Axt
Resumo do argumento: Um monomotor cai na selva e um casal que estava abordo morre na hora, deixando viva uma criança que é resgatada porTarzan e sua companheira Jane. Cinco anos depois surge um safári quebusca um tesouro a partir do que seria o objetivo do avião acidentado.
Importância Histórica: Um dos melhores filmes da longa série deTarzan, com um acabamento acima da média feito pela então poderosaMetro Goldwyn Mayer. É a estréia do ator Johnny Sheffield como Boy,ofilho adotivo do herói imaginado pelo escritor Edgar Rice Burroughs.Este ator faria depois um personagem chamado Bomba em filmes C daempresa Monogram Pictures. Johnny Weissmuller(1904-1984) foi campeãoolímpico de natação e no cinema fez 12 filmes como Tarzan e outros,inclusive para a TV, como Jim das Selvas, herói lançado nos quadrinhos.

SESSÃO AVENTURA
"AS AVENTURAS DO CAPITÃO MARVEL"
"O FILHO DE TARZAN"
Cine Olympia
Domingo dia 29/11/09
16 h
Entrada Franca

Os filmes da SESSÃO AVENTURA serão exibidos quinzenalmente no Cine Olympia
Programação:ACCPA

Nenhum comentário:

Arquivo do blog