quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

"A MULHER FAZ O HOMEM" NO CINE CLUBE ALEXANDRINO MOREIRA DIA 02/02


“A MULHER FAZ O HOMEM”
DIA 02/02 ÀS 19 H no IAP (Instituto de Artes do Pará)
Entrada Franca
(Mr. Smith Goes to Washington)/EUA-1939/Direção de Frank Capra/Roteiro de Sidney Buchman/Fotografia de Joseph Walker/Música de Dimitri Tiomkim
Elenco: James Stewart, Jean Arthur, Claude Rains, Edward Arnold e Thomas Mitchell
Sinopse: Um suplente de senador, Jefferson Smith (Stewart), chefe de um grupo de escoteiros e residente no interior de Washington, é guinado ao posto quando morre o dono da cadeira. Idealista ao extremo, ele defronta-se com senadores corruptos e decide enfrentar o grupo majoritário contando apenas com a sua boa intenção e o apoio dos interioranos como ele. A sua cruzada democrática ganha evidencia quando é obrigado a discursar por 12 horas em favor de seus projetos.
Importância histórica:- A história de Lewis R. Foster foi comprada pela Columbia em 1937 para um filme a ser dirigido pelo mais prestigiado cineasta contratado pelo estúdio, no caso Frank Capra, vencedor dos Oscar por “Aconteceu Naquela Noite”(1934) e “Do Mundo Nada se Leva”(1938). Ao ler um resumo, Capra rejeitou o projeto. O diretor seria, então, Roubem Mamouliam. Mas uma releitura do roteiro fez Capra mudar de idéia. Ele queria Gary Cooper para o papel principal e chamaria o filme de “Mr. Deeds Góes to Washington”, uma continuação do papel que Cooper fez para o seu “O Galante Mr Deeds”(Mr. Deeds Góes to Town). Acontece que Cooper estava trabalhando para o produtor Samuel Goldwyn e não pôde aceitar a oferta. Capra lembrou de seu ator em “Do Mundo Nada Se Leva”: James Stewart. E o filme acabou dando a Stewart uma indicação ao Oscar (foram 12 indicações com 1 vitória:o melhor roteiro.Durante a 2ª,Guerra o filme chegou a ser proibido pelo patriarca da família Kennedy como “anti-americano” devido a critica que fez ao Senado. Hoje está entre os primeiros a serem selecionados pelo Registro da Biblioteca Nacional do Congresso e ainda pelos técnicos em conservação da Biblioteca de Cinema de Dayton em Ohio.
PRÓXIMO PROGRAMA: Dia 16/02 :“Asas”(1929) de William Wellman, com Gary Cooper. O primeiro filme a ganhar o “Oscar”. Após o filme, debate sobre o “Oscar”, o maior prêmio do cinema americano.

Pedro Veriano

Nenhum comentário:

Arquivo do blog