segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

"O MORRO DOS VENTOS UIVANTES" NO CINE CLUBE ALEXANDRINO MOREIRA


A parceria da ACCPA com o IAP (Instituto de Artes do Pará) vai iniciar em 2009 com a exibição do filme "O Morro dos Ventos Uivantes" de William Wyler no Cine Clube Alexandrino Moreira, dai 19/01 (segunda-feira), às 19 h, com entrada franca. O filme completa este ano 70 anos de seu lançamento e inicia dentro da programação feita pela ACCPA, a exibição de uma série de filmes importantes da história do cinema que foram produzidos em 1939 e que este ano completam 70 anos de produção. Entre os filmes que serão exibidos dentro deste conceito, sempre com apresentação e posterior debate entre os espectadores, está o clássico "O Corcunda de Notre Dame" com Charles Laughton. A seguir, texto do crítico Pedro Veriano sobre o filme que consta no Informativo da ACCPA que será distribuido no dia da exibição do filme:
"O MORRO DOS VENTOS UIVANTES"
(Wuthering Heights)
Ano de produção- 1939
Produtor- Samuel Goldwyn
Diretor- William Wyler
Roteiro- Bem Hetch e Charles MacArthur baseado no romance de Emily Bronté
Elenco- Laurence Olivier, Merle Oberon, David Niven, Donald Crisp, Geraldine Fitzgerald.
RESUMO – O dr. Earnshaw (Donald Crisp) fazendeiro em Yorkshire (Ingl) no século XIX, chega de uma viagem trazendo um garoto que achou na rua chamado Heatchcliff. O menino, que logo demonstra um gênio indomável, passa a conviver com os familiares de Earnshaw especialmente a garota Catherine, de sua idade. O tempo passa e a amizade das crianças ganha a força de uma paixão. Complexado por sua classe social, Heatchcliff é um revoltado e um dia foge de casa por achar impossível uma união com quem chama de Kathy. Anos mais tarde ele volta milionário, mas encontra a jovem casada e a fazenda nas mãos do irmão de Katherine, em franca decadência. Retomar o relacionamento torna-se difícil mas ele não desiste comprando o lugar. A doença e morte de Kathy destroem de vez os seus planos.
IMPORTANCIA HISTÓRICA-O filme não traduz inteiramente o romance original, podendo-se considerar que trata apenas de uma parte dele. Mas o excelente roteiro se importa muito mais com a história de amor e consegue fazer uma das mais belas da história do cinema com interpretações magistrais de Laurence Olivier e Merle Oberon.O clima de angustia que cerca as personagens é conseguido com uma introdução e um epílogo que mexem com misticismo. Mas é a fotografia de Gregg Tolland que dá o tom exato para se medir a qualidade do filme, observando-se que foi todo feito em estúdio, até nas cenas das crianças brincando no campo.
CURIOSIDADE-”O Morro dos Ventos Uivantes” é um dos primeiros filmes americanos do grande ator inglês Laurence Olivier (1907-1989). Na época ele namorava a conterrânea Vivien Leigh que filmava a poucos metros dos estúdios de Samuel Goldwyn “...E O Vento Levou” para David O. Selznick. Os dois se encontravam nos intervalos de filmagem e isto não seria um simples romance paralelo aos seus papéis se ambos não fossem casados.O filme de William Wyler figurou entre os melhores de um ano pródigo para Hollywood: 1939. (Pedro Veriano)
Marco Antonio Moreira

Nenhum comentário:

Arquivo do blog