terça-feira, 24 de janeiro de 2012

"2 COELHOS"

COELHOS AO MOLHO TARANTINO
A nova safra de diretores brasileiros surgida nos últimos anos tem buscado inovar através da linguagem e da técnica, e o público parece tomar gosto pelo cinema made in Brazil. Foi assim com “Cidade de Deus” (2002) de Fernando Meirelles, talvez o maior exemplo desse fenômeno. Esta linguagem e técnica comum nas produções americanas, agora utilizados para contar nossas histórias, arrancam do espectador frases ingênuas do tipo: “nem parece filme brasileiro!!” Se isso é bom ou ruim, não cabe a mim aqui julgar, mas se o público puder deixar o preconceito com nosso cinema de lado e prestigiar mais o produto nacional nem que seja por meio da linguagem empregada , já é válido.
“Dois Coelhos” (Brasil, 2012), do diretor estreante em longa-metragem Afonso Poyart é um filme de ação que chama atenção pelo visual colorido dos grafismos e cultura pop, efeitos especiais e a frenética edição combinados com a trilha sonora predominante do Radiohead na cadencia de um roteiro mirabolante que lembra, entre outros filmakers estrangeiros, o irreverente Tarantino. Há quem identifique influencias do diretor Zack Snyder (Sucker Punch – Mundo Surreal/2011) e Guy Ritchie (Snatch – Porcos e Diamantes/2000), aquele um tanto fantasioso e este com canos fumegantes a mais – não chega a ser o caso do nosso coelho. Bem, a comparação quase inevitável é uma questão de leitura, mas ao mesmo tempo pode sugerir que o produto nacional perde um pouco no quesito originalidade.
Influências à parte, todos estes elementos incrementam a narrativa em off sobre a trajetória de Edgar (Fernando Alves Pinto) um bon vivant viciado em sexo e vídeo-game que torna-se um anti-herói em crise existencial e busca redimir-se de suas desenfreadas (literalmente falando) trombadas pela vida. A misteriosa ligação entre a personagem Julia (Alessandra Negrini) e os demais vai se desenrolando ao sabor da narrativa não-linear – estratégia apropriada que consegue amarrar o espectador até o desfecho da trama justificando os fins e os meios pretendidos por Edgar. Por outro lado, ficam algumas lacunas no roteiro que, por exemplo, não deixa claro o papel de Sophia (Aldine Muller), a esposa do deputado corrupto.
Com tomadas sofisticadas de uma câmera por vezes nervosa, e uso frequente de slow motion, o filme segura o suspense e o jogo de gato e rato dos envolvidos na trama, alternadamente arrancando risos com os diálogos insólitos (tipicamente tarantinescos) somados ao linguajar entre bandidos e mocinhos com pitadas de filosofia. Aliás, aqui bandido e mocinho “é tudo farinha do mesmo saco”, pois as motivações de cada um não justificam um propósito nobre ou heróico. No contexto do filme ladrão que rouba ladrão não merece perdão.E a piada maior (e sem graça) é mostrar como ainda se mantém impune, atuante e bem articulada a corrupção que apodrece as diferentes esferas das instituições brasileiras.
Não se pode negar que “Dois Coelhos” tem um ótimo elenco (destaque para Caco Ciocler e Marat Descartes) e consegue conquistar o público mais jovem pelos seus méritos visuais. No mais é eficiente naquilo que proporciona: entretenimento e a compensação de podermos ver na tela um pouco do Brasil de hoje mesmo que através de uma concepção técnica bem acabada tipo exportação.(Elias Neves)

UM NOVO HERÓI "NERD" DO CINEMA BRASILEIRO
Se você é um Nerd ou um Gamer, e viu o filme nacional “2 Coelhos”, filme de Afonso Poyart, com certeza vibrou loucamente com os efeitos especiais e a clara referência a cadeia de jogos do GTA. Para você, caro amigo, GTA ( Grand Thief Auto) é uma serie de jogos, produzidos pela Rockstar Games, que sempre gira em torno de um herói que sai pela cidade roubando e matando a torto e a direita, pessoas boas e más, o personagem principal é alguém do mundo do crime, que tem relações com vários grupos criminosos de todas as categorias na cidade, e com o passar das missões, ele vai eliminando todos.
Voltando ao filme, ele impressiona logo de cara, com a direção de arte e os efeitos especiais, e a narrativa da vida de Edgar. Edgar, um Nerd/Geek/Gamer sem aparentemente com vida social, a vida dele se resume a basicamente jogar videogame e ver filme pornô, aonde ele descreve tudo que ele já quis ser, de revolucionário a artista pop latino.
O filme roda em cima de um plano de Edgar, que eu não vou contar o que é, mas vou adiantar algumas coisas. O plano maquiavélico de Edgar gira em torno de um mega bandido chamado Maicon e uma transferência de dinheiro para um Político corrupto chamado Jader. Essa transferência de dinheiro ocorre porque a dupla de pilantras Julia e Henrique, uma promotora e um advogado do bandido, descobrem que provas foram entregues para a promotoria sobre todas as pilantragens de Maicon, assassinatos, extorsão de dinheiro, praticamente colocaram, ele na cadeia. Então, Julia tem a idéia de comprar a “benção” de Jader, para proteger Maicon de ser preso. E o plano todo de Edgar, consiste fazer um encontro explosivo do Bandido Maicon e do Bandido Jader.
O filme impressiona com a sua Direção de Arte, com efeitos especiais de primeira qualidade, com uma edição excelente e com um Bom roteiro, mas um roteiro com falhas, a motivação de Edgar não fica clara, ele conta com o apoio de Walter para realizar todo esse plano. Walter um professor universitário que agora é atendente de restaurante, pois a sua vida desmoronou depois que Edgar atropelou e matou a mulher e o filho de Walter. Quando o filme termina você se pergunta por que o Jader? Por que o Maicon? Qual foi a mola propulsora? Ele quis ser um justiceiro? Ficou mal explicado a motivação, é como ele disse durante o filme, ele procurava fazer um plano de vida, mas esse plano surgiu só por causa da morte que ele causou? Será que ele quis retribuir? Aparentemente a filosofia do “Sete Vidas” de Gabriel Muccino, se repete aqui, só que um caráter mais justiceiro.
2 Coelhos é um filme muito bom, que faz uma das suas funções que o entretenimento, mostra o sonho de algumas pessoas que tem o desejo de explodir políticos corruptos e a ladrões comuns com um cajadada só”, o filme também conta com alfinetadas a alguns políticos como o Tiririca, mostrando uma cena que um sósia do Zacharias tentando se eleger em um propaganda eleitoral, e se elege, referencia ao Deputado Federal Tiririca. O filme dá um Up na produções de filmes de ação do cinema brasileiro, e no incentivo a produções com um bom investimento em Efeitos Especiais, com uma ótima edição.(Raoni Arraes)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog