quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

NA TELONA, CINCO GRANDES FILMES DE 2011



As obras foram votadas pela Associação dos Críticos de Cinema do Pará e estão em cartaz no Cine Líbero Luxardo até domingo.
A partir desta quarta-feira até o próximo domingo, vale a pena ver de novo alguns dos melhores filmes de 2011 na opinião de algumas publicações e críticos de cinema. Tendo como base a eleição que é realizada há 49 anos pela Associação de Críticos de Cinema do Pará, uma mostra exibirá o existencialista A Árvore da Vida, o ‘cult’ Cinema Socialismo, o onírico “Meia Noite em Paris”, o fantástico Melancholia e o poético Em Um Mundo Melhor.
Os cinco filmes fizeram parte da lista final de melhores do ano da ACCPA, que ainda teve, entre outros, filmes elogiados como A Fita Branca, de Michael Haneke, e Cópia Fiel, Abbas Kiarostami e A Pele que Habito de Pedro Almodóvar. Como o tempo que se dispunha para exibir a mostra era curto – apenas cinco dias – a associação de críticos optou por selecionar filmes mais recentes, ou que tiveram uma passagem mais ‘breve’ pelas salas do circuito comercial e alternativo na cidade.
Apesar de não figurar como um dos candidatos ao Oscar, a premiação mais importante da industria cinematográfica, A Árvore da Vida de Terrence Malick ganhou a palma de ouro em Cannes e é certamente um dos filmes mais instigantes dos últimos anos. Escrito e dirigido por Malick, o longa expande as fronteiras de um conflito familiar para uma viagem pela história da vida, na busca pelo amor altruísta e o perdão, acompanhando o crescimento do filho mais velho de uma família americana.
Protesto filmado
Amanhã será exibido Filme Socialismo, o mais recente trabalho de Jean Luc Godard. Nessa obra do autor francês que foi um dos percussores da Nouvelle Vague, os passageiros de um cruzeiro debatem sobre história, política e geometria, enquanto uma festa gravada com câmera doméstica transcorre. Sem ordenamento narrativo, Godard vai jogando na tela seu discurso, e retransmitindo através da fala de variados personagens sua insatisfação com a sociedade contemporânea.
Autor, comediante, escritor e artista consagrado, Woody Allen renovou sua arte com Meia Noite em Paris, um filme nostálgico e profundamente sensível. Owen Wilson é Gil, um escritor que sempre idolatrou escritores americanos como Hemingway e quis ser como eles, mas só conseguiu ser um roteirista fracassado em Hollywood. Mas a sorte dele está prestes a mudar quando, em Paris, mergulha num universo novo que irá atiçar sua criatividade.
Polêmico, Melancholia rendeu prêmios para a atriz Kirsten Dunst e é descritor pelo seu autor, o cineasta criador do Dogma 95 Lars Von Trier, um ‘belo filme sobre o fim do mundo’. Produção dinamarquesa que venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro no ano passado, Em Um Mundo Melhor encerra a mostra. O filme conta a saga de um médico que trabalha em um campo e refugiados na África, e seu relacionamento com os filhos, sendo que um sofre bullying na escola.
A mostra é uma parceria da associação com o Cine Líbero Luxardo, com entrada franca e sessões começando sempre às 19h. Antes da exibição de cada filme, haverá uma apresentação que será realizada pelos críticos da ACCPA. (Lorenna Montenegro)

SERVIÇO:
Mostra Melhores filmes de 2011 eleitos pela ACCPA. A partir de hoje, DIA 25/01,às 19h no Cine Líbero Luxardo (Av. Gentil Bittencourt, 650 – Centur). Entrada Franca.
Filmes inadequados para menores de 12 anos.

PROGRAMAÇÃO
Hoje, 25
A ÁRVORE DA VIDA de Terrence Malick
Quinta, 26
FILME SOCIALISMO de Jean-Luc Godard
Sexta, 27
MEIA NOITE EM PARIS de Woody Allen
Sábado, 28
MELANCHOLIA de Lars Von Trier
Domingo, 29
EM UM MUNDO MELHOR de Suzanne Bier

*ANTES DA SESSÃO, APRESENTAÇÃO DOS FILMES PROGRAMADOS PELOS CRÍTICOS DA ACCPA.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog