quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

LAGRIMAS CANINAS

Anos de cinemania não tinham me ofertado a decepção e ir a um cinema e não entrar por causa da lotação esgotada. Aconteceu quando eu fui ver, despreocupadamente (pois não esperava bulhufas do filme), “Marley e Eu”(Marley & Me). Como sou teimoso, repeti a dose. Saí de casa pouco depois do meio-dia de uma simples 3ª.feira e consegui ingresso (folgado) para a sessão de 12,50.
Entrei na sala de projeção indagando a mim mesmo o que é que esses novos filmes têm para dar tanto público. Claro que na qualidade de fã desta artindustria gosto de ver casa cheia. Nessas horas a gente tem um pouco de Hemmingway: aceita que os sinos possam a dobrar em nosso favor.
À saída compreendi o motivo do fascínio que mais um filme cachorro está fazendo desde o seu porto de origem. Falta violência. E a ausência de violência também faz a fatura de “Madagascar 2” e, de certa forma, de “Crepúsculo”, onde o violento está a serviço da fantasia ou do que antes metia medo(hoje vampiro é namorado feloz).
Owen Wilson, um dos “penetras bom de bico”, ou seja, um cara enjoado que me pareceu gêmeo de Jason Biggs e Adam Sandler, faz um jornalista que ao se casar adota, junto com a mulher (Jennifer Aniston), um cachorro. Seria o “trailler” para quando chegassem a ser papai e mamãe. Mas logo percebem que o bicho requer cuidados de super-herói, especialmente se for de uma raça como a labrador (chega a 50 kg de peso).Desarrumando a casa e metendo medo quando chega o primeiro bebê, Marley acaba conquistando os donos. O filme trata do casal, da prole, do au au, da profissão do patriarca e também da matriarca, e ainda de uma ligeira rixa entre marido e mulher na fase de DPP (Depressão Pós Parto). Nada de aterrorizante, nem mesmo o fato de haver assaltos a mão armada nas casas vizinhas (tão nosso isso aí !...). Narrando como bom contador de história, David Frankel (“O Diabo Veste Prada”) vai até à morte do animal. Aí o filme, com base num “best-seller” de amplitude internacional, Explicita um quadro melodramático para derreter corações moles. Há quem saia do cinema lagrimando. OK, Wilson é canastrão que passa anos de vida de seu personagem com a mesma cara, o enfoque é demasiadamente domestico para muitos paladares, mas o cachorro está longe de ser um “salvador da pátria” como seus ancestrais (Lassie, por exemplo) e não dá um só golpe de herói nas aventuras (?) familiares. Mas por ser um filme sem emoções, sem parentesco com os “thrillers” e sem apavorar quem quer que seja (exceto os que exigem obra-prima à la carte) é um programa divertido. Pelo menos eu não olhei para o relógio.
O cinema de amenidades está longe de ser desprezível. Quando não é (e isto é importante) chato. E “Marley” é chato. Mesmo para quem não tem cachorro em casa. (Pedro Veriano).

Um comentário:

Bebela disse...

hum...
:-/

fiquei em duvida, mas pretendo assitir!
Boa Dr. Pedro!

:*

Arquivo do blog