domingo, 18 de março de 2012

"O SOLISTA" EM DVD

“O Solista” (The Soloist - 2009) de Joe Wright, é um filme baseado no livro de Steve Lopez - The Soloist: A Lost Dream, an Unlikely Friendship, and the Redemptive Power of Music – Que fala sobre o encontro entre o jornalista Steven Lopez e Nathaniel Ayers.Steven é um colunista do L.A. Times e buscava uma história para escrever e por um acaso encontra Nathaniel, um morador de rua, esquizofrênico e que toca um violino de duas cordas, na frente de uma estatua do Beethoven falando coisas aleatórias ele menciona que estudou na Julliard, uma das melhores e mais seletivas escolas de músicas do Mundo.Ao ver uma oportunidade de matéria, Steven insiste em uma aproximação com Nathaniel. Entrando em contato com a irmã dele descobre que o instrumento que ele se iniciou no mundo da música, era o violoncelo.Depois da primeira coluna publicada sobre Ayers, uma musicista aposentada, doa o violoncelo dela para Nathaniel poder tocar. Assim Steven, faz um acordo com Nathaniel, que para tocar naquele violoncelo, ele vai ter que sair das ruas e ir para um abrigo chamado LAMP Community. Mas antes disso, Nathaniel faz um “test drive” no seu novo cello.

A cena do “test drive” é a mais bonita do filme, e o filme é cheio de cenas bonitas e atuações primorosas de Robert Downey Jr. e Jamie Foxx. Quando o músico passa o arco na corda, foi como se ele estivesse sentindo o gosto da música e se deliciando aos poucos com aquilo e lentamente tocando uma música, no meio de um túnel, onde os carros não param de passar, aquela música vibra, é como se tudo tivesse ficado em harmonia.Durante o filme há flashbacks do que foi a vida de Nathaniel antes da doença, um jovem garoto prodígio, depois já incluso na Julliard e posteriormente o momento que a esquizofrenia veio a tona.Steven tentar ajudar Nathaniel, conseguindo um apartamento para ele morar e sair das ruas e o professor de cello Graham Claydon, para aprimorar a sua técnica.

O filme mostra uma grande sensibilidade, a Música Clássica que define todos os sentimentos do momento, a dura situação dos moradores de rua de Los Angeles, a cidade de Hollywood, também é a cidade de 90 mil moradores de rua.O filme tem um final, sem necessariamente ser um final feliz, as condições de Nathaniel não mudaram muito, mas está mais feliz, pois aquela amizade que foi desenvolvida com o Jornalista pode ter ajudado ele, mas com certeza mudou o jornalista. (Raoni Arraes)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog